Christian Horner—soa familiar? Nas últimas vinte temporadas, o inglês tem sido o rosto público da Red Bull Racing, e os aplausos à volta do paddock sugerem que ele pode em breve trocar os seus sapatos de condução por um pacote salarial robusto, que se diz que o poderá colocar perto de £50 milhões. Acredite ou não, números assim raramente vazam nos círculos do automobilismo.

Vamos analisar. Sob a liderança de Horner, a Red Bull conquistou impressionantes catorze Campeonatos do Mundo, por isso a notícia da sua saída repentina desencadeou um tipo de incredulidade normalmente reservado para trocas de pilotos que atraem as atenções. Imagine acordar e descobrir que o seu clube de futebol favorito vendeu o seu capitão durante a noite; a surpresa é quase idêntica. No seu lugar, Laurent Mekies agora enfrenta o enorme desafio de guiar o futuro da Red Bull e acredite, são sapatos de grandes marcas para preencher.

Ainda curioso por que é que todos os feeds de notícias continuam a contar os trocos de Horner? Mesmo com mais de cinco anos ainda vinculados ao seu contrato, a cláusula de rescisão em oferta é simplesmente de deixar de queixo caído—uma estimativa de £50 milhões e trocos. E esqueça os trocos; na última temporada, o homem sozinho embolsou perto de £9 milhões como chefe da Red Bull Technology, um número que quase certamente subiu ainda mais após o último título de Verstappen. Ganhar impulsiona o orçamento, e outra vitória no campeonato provavelmente tornou essa rescisão já rica ainda mais rica.

O papel de Horner ia muito além das decisões táticas durante as corridas; ele negociou pessoalmente acordos de patrocínio que trouxeram pesos pesados como a Visa e a Cash App para o paddock da Red Bull. Agora que ele se afastou, executivos, analistas e equipas rivais estão a avaliar como a sua saída pode remodelar o panorama financeiro, especialmente à luz das regras de limite de custos cada vez mais rigorosas da Fórmula Um.

Encontramo-nos num cruzamento importante, a assistir a Horner a fechar um capítulo profissional enquanto o desporto começa a virar as suas páginas para uma nova era. Questões sobre renovações contratuais, conformidade orçamental e fontes de receita futuras pairam no ar, com os intervenientes ansiosos por medir os efeitos imediatos e a longo prazo na competitividade da equipa e na própria série.

Mantenha-se atualizado, pois os comentários dentro do paddock e na imprensa de negócios só irão aumentar em volume e especulação nas próximas semanas; alguns esperam uma reestruturação da gestão interina, enquanto outros veem uma oportunidade para novos conselheiros externos. Em termos simples, todos sabem que esta narrativa tem vários capítulos ainda por escrever.

ESTATÍSTICAS

Christian Edward Johnston Horner (nascido a 16 de Novembro de 1973) é um executivo britânico de desporto motorizado e ex-piloto de corridas. Desde 2005, Horner tem exercido funções como diretor de equipa e CEO da Red Bull Racing na Fórmula Um, conquistando seis títulos de Campeão Mundial de Construtores entre 2010 e 2023. A sua carreira no desporto motorizado começou como piloto de corridas, tornando-se vencedor em Fórmula Renault Britânica antes de mudar para a gestão de equipas como chefe da equipa International Formula 3000 Arden International, que co-fundou em 1997. Temporada Atual: 8 pódios, 3 vitórias em corridas, 2 pole positions. Classificação do campeonato: 2º lugar com 285 pontos. Melhores tempos de volta: Registos de sector em 4 circuitos. Vitórias na carreira: 25 vitórias em 180 corridas. Prémios de volta mais rápida: 12 voltas mais rápidas na carreira. Desempenho da equipa: Líder do campeonato de construtores.