No passado fim de semana, Luis Díaz escreveu o capítulo mais dourado da sua já brilhante carreira, ao conquistar o troféu mais desejado: a Premier League. E fê-lo em grande estilo, num dia absolutamente simbólico, pois somou o seu 100.º jogo no campeonato inglês.

O palco? Anfield. O adversário? Tottenham. O desfecho? Goleada por 5-0 com assinatura do colombiano, que abriu o marcador e brilhou entre os protagonistas da festa. Um verdadeiro enredo de sonho para os reds e para o antigo jogador do FC Porto.

Com esta conquista, Díaz completa a sua coleção de títulos em solo inglês. Depois da Taça de Inglaterra, Supertaça Inglesa e Taça da Liga Inglesa (2). Faltava apenas o troféu maior e  este chegou, precisamente, no centenário de jogos na liga.

Mas o caminho do colombiano até ao topo começou bem antes. Em Portugal, ao serviço do FC Porto (entre 2019 e janeiro de 2022), já deixara grande marca com duas Ligas, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. Antes disso, na terra-natal, vestindo a camisola do Junior Barranquilla, venceu tudo o que havia para vencer: Liga Apertura, Finalización, Taça da Colômbia e Supertaça.

Eis os números da carreira de Díaz

418 jogos por clubes

104 golos

52 assistências

14 títulos

Ou seja... um troféu a cada 30 jogos! Nada mau.

Pela seleção da Colômbia, soma 63 internacionalizações e 18 golos.