
A alteração dos estatutos do Benfica foi publicada oficialmente, num portal do Ministério da Justiça, sendo que os mesmos só entram em vigor com a convocação das próximas eleições do clube da Luz.
"Significa isto que o processo de revisão estatutária foi concluído com sucesso e que o registo da mesma foi aceite pela Conservatória e realizado sem dúvidas. A partir de agora os novos estatutos são oponíveis a sócios e terceiros, entrando em vigor a partir da convocação das eleições para o quadriénio 2025-2028. Da intervenção do Ministério Público, se foi requerida, não resultou qualquer objeção conhecida à revisão estatutária aprovada pelos sócios", afirma João Pinheiro, que fez parte da comissão de revisão de estatutos.
Foi um processo longo, iniciado pouco depois do último ato eleitoral, em 2021, e que chega agora ao fim. Esta é uma luta antiga de um extenso grupo de sócios, à qual a direção de Rui Costa se juntou e que viu agora a luz do dia. No entanto, estes só irão entrar em vigor quando os sócios forem convocados para o novo ato eleitoral, sendo que algumas alterações estatutárias, prendem-se com as eleições. Por exemplo, a possibilidade de existir uma segunda volta ou o número de votos de cada associado são novidades que para as próximas eleições.