
O Tondela oficializou, esta segunda-feira, a contratação de Yarlen, extremo de apenas 19 anos. A informação foi adiantada pela imprensa brasileira e confirmada por A BOLA na passada terça-feira. O atacante chega aos recém-promovidos ao primeiro escalão do futebol português cedido pelo Botafogo. O Tondela fica com opção de compra no final da temporada.
Yarlen formou-se no Botafogo, percurso durante o qual esteve sempre em grande destaque, de tal forma que em 2024 foi promovido à elite do emblema do Rio de Janeiro e ajudou a equipa então orientada pelo português Artur Jorge a uma época de sucesso, que terminou com a conquista de Brasileirão e da Libertadores. Em 2025, esteve dividido entre o conjunto principal (nove jogos) e os sub-20 do fogão.
«O que me fez dizer assim ao Tondela, foi ter percebido que esta mudança ia ser importante para mim. Sempre foi o meu sonho chegar e jogar na Europa e o Tondela proporcionou-me isso mesmo. Eu sei que a adaptação nem sempre é fácil, mas eu sinto-me pronto, já estou a trabalhar para que essa fase de conhecimento seja o mais breve possível. Já estou a conseguir fazê-lo», referiu, aos meios de comunicação do Tondela.
Yarlen já foi treinado por dois portugueses – Artur Jorge e Renato Paiva –, no Botafogo. Agora será orientado por Ivo Vieira.
«Sei como são os treinadores portugueses e da exigência deles no dia a dia. Trabalhei com o mister Artur e o mister Paiva, e por isso sei o que fazer para me adaptar o mais rápido possível», apontou.