A seis voltas do fim do GP de Aragão de MotoGP, Álex Márquez e Francesco Bagnaia envolveram-se numa colisão que resultou numa forte queda de ambos – quando estavam em luta pelo terceiro lugar.

As análises e comentários têm incidido na tentativa de saber se algum dos envolvidos tem culpa predominante pelo sucedido. Mas, para Marco Melandri, não só é um incidente de corrida normal, como também não teria acontecido noutras eras.

Segundo o site Motosan.es, o antigo piloto observou numa análise no Instagram que as asas das motos se prenderam, considerando que o desfecho poderia ter sido bem mais negativo:

Foi um acidente de corrida, não há culpa, e no MotoGP de há alguns anos isto nunca teria acontecido. Se olharmos para as imagens com atenção, pode ver-se que as asas deles estão enganchadas. Tudo correu bem porque ninguém se magoou, mas as imagens são impressionantes porque decididamente poderia ter sido diferente.

Quanto à luta em si, Melandri afirmou: ‘Estavam a lutar pelo terceiro lugar. Não acontece frequentemente ao Álex Márquez e ele estava decidido a não renunciar a nada. O Pecco, pelo contrário, lutava por pontos importantes e talvez pudesse ter um bocado mais de precaução, deixando uns centímetros de espaço, mas a verdade é que os pilotos não esgrimem argumentos. O Pecco viu a oportunidade de ultrapassar e tentou, porque quando estás em corrida não pensas que talvez o possas fazer um bocado mais tarde. Foi um acidente de corrida’.