
Marc Márquez minimizou os danos no GP da Grã-Bretanha de MotoGP com o terceiro lugar na corrida deste domingo em Silverstone – que podia ter sido muito pior. Uma queda na segunda volta parecia afastá-lo da luta pelos lugares cimeiros, mas uma bandeira vermelha nesse momento recolocou-o na luta.
O espanhol da Ducati Lenovo disse em conferência de imprensa que teve sorte, mas expressou o seu profundo desagrado com o erro que o levou a cair e originou dificuldades: ‘Hoje a família Márquez foi a família mais sortuda. É verdade que ambos cometemos erros na primeira corrida. Falando sobre o meu erro, estou muito zangado, porque a sensação na primeira corrida foi incrível, mas mudámos a moto e a sensação na segunda corrida foi um desastre. Eu até cometi outro erro e perdi posições’.
Neste contexto, e tendo também em conta o vento, Márquez optou por uma abordagem mais cautelosa no reatar após a bandeira vermelha: ‘Depois, tentei minimizar o drama, tentei minimizar esses problemas. Mas quando vi que estava à frente do Álex [Márquez] e do Pecco [Bagnaia], então decidi manter-me na moto e acabar a corrida. Porque, por exemplo quando caiu na curva 11, as rajadas não eram constantes, foi bastante difícil. Simplesmente fui sortudo, mas preciso de trabalhar nos meus erros’.
Quanto ao que originou as piores sensações e desempenho no pós-interrupção, o oito vezes campeão do mundo considera que existiram vários fatores possíveis que ainda precisa de analisar: ‘Não quero dizer que foi dos pneus, não quero dizer que foi da moto e não quero dizer que foi de mim. Primeiro que tudo, precisamos de analisar, porque senti-me bastante bem na primeira corrida, mas para a segunda corrida mudámos a moto, mudámos os pneus e eu vinha de uma queda. Então, talvez eu também estivesse mais rígido e então a moto estava a virar menos por esse motivo. Então, preciso de analisar bem e tentar entender. Mas é verdade que, com uma sensação muito, muito má, conseguimos acabar no pódio’.
Reconhecendo de novo a sorte que teve nesta corrida, Márquez frisou que tem de evitar erros assim: ‘A moto estava bem para continuar, era só o para-brisas, mas a bandeira vermelha ajudou-me. Fui o piloto mais sortudo ali hoje, porque a bandeira vermelha deu-me uma segunda hipótese. Mas preciso de evitar estes erros, porque hoje na primeira corrida tive uma sensação bastante boa’.