
Luís Freire já passou pela sala de imprensa da Academia do V. Guimarães para abordar o jogo com o Nacional, que se realiza este sábado, pelas 15h30, no Estádio D. Afonso Henriques. A partida diz respeito à 32.ª jornada da Liga.
O que espera de mais um jogo decisivo para as ambições do Vitória? "Vai ser um bom espetáculo, com duas equipas que gostam de jogar bom futebol, viradas para a baliza. Queremos manter o mesmo caudal ofensivo, criar situações de golo, temos estado a crescer nesse sentido. A equipa está ofensiva, quero os jogadores com essa mentalidade de ir à procura da vitória. Mas, também espero esse jogo por parte do Nacional, porque é uma equipa que também tem muito remate. Temos de ser extremamente competitivos, capazes de estar unidos defensivamente, com um grande compromisso. Sabemos das particularidades de jogar na Choupana e preparamo-nos para isso durante a semana. Estamos preparados para disputar o jogo com os olhos na baliza do adversário e à procura da vitória."
O estádio do Nacional representa maiores dificuldades para os adversários? "Vamos jogar contra o Nacional e não contra um estádio, trata-se de uma equipa que está a fazer um bom trabalho com o Tiago Margarido. É um clube que me ajudou na minha carreira, por quem nutro um carinho especial. Valorizamos mais o Nacional do que as condições da Choupana. Estamos preparados. Para sermos vencedores temos de ser ofensivos, temos de ir à procura do golo, como aconteceu no último jogo. Temos de ter um compromisso tremendo. Temos de estar muito focados defensivamente para ganhar fora, mas também sempre com o maior foco na baliza adversária."
O que o Vitória pode transportar do último jogo para voltar a vencer? "Temos de ter a energia em alta. Estou muito satisfeito com os jogadores. Temos tido personalidade, estamos soltos na procura do nosso jogo. Temos de respeitar o Nacional, sabemos como gosta de construir e jogar, mas tem as suas debilidades, que queremos expor com o nosso jogo. Queremos ter boas dinâmicas para desestabilizar a equipa deles. Temos de continuar a ser a equipa que não sofreu golos em oito dos últimos 12 jogos."
O facto do Nacional já ter garantido a permanência pode ajudar o Vitória? "Não controlo as sensações do adversário. Dou-lhes os parabéns por terem garantido a permanência, mas acredito que somos todos competitivos e que todos queremos ganhar. Só controlo o nosso lado, que está com fome de jogar. Estamos preparados, com a energia certa. Vamos à procura do nosso futebol para conseguir vencer. Queremos fazer um bom jogo e conquistar os três pontos."
Voltará a contar com o Samu esta época? "No boletim clínico haverá informação sobre a situação do Samu, vai ficar clara a situação clínica dele."