
João Pinheiro é um dos 18 árbitros selecionados para dirigir os jogos do Campeonato do Mundo de Sub-20, que se realiza no Chile e arranca em setembro, anunciou esta quarta-feira a Federação Internacional de Futebol (FIFA), em comunicado.
O juiz português, de 37 anos, será coadjuvado pelos compatriotas Bruno Jesus e Luciano Maia, que serão dois dos 36 árbitros assistentes escolhidos pelo Comité de Árbitros da FIFA para o torneio, cuja fase final se disputa entre 27 de setembro e 19 de outubro.
O árbitro da associação de Braga foi o segundo mais bem classificado na época 2024/25, atrás de Luís Godinho, de acordo com a informação divulgada em junho pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), depois de ter sido o primeiro posicionado em 2020/21, 2021/22 e 2023/24.
A seleção portuguesa não se qualificou para o Mundial de Sub-20 de 2025, a 24.ª edição da competição, que a equipa das quinas conquistou em 1989, na Arábia Saudita, e em 1991, em Portugal.
Pedro Proença, presidente da FPF, elogiou a nomeação da UEFA: "A nomeação de João Pinheiro, Bruno Jesus e de Luciano Maia para o próximo Mundial de sub-20, competição com a chancela da FIFA, representa mais uma prova de confiança na arbitragem portuguesa e no trabalho desenvolvido por todo o setor. Em nome da Federação Portuguesa de Futebol, felicito a nossa equipa de arbitragem pela nomeação, seguro de que a nossa equipa de arbitragem representará, ao mais alto nível, a arbitragem portuguesa."
Também o presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Luciano Gonçalves, ficou satisfeito com a nomeação: "Trata-se de uma excelente notícia para a arbitragem portuguesa. O nosso trabalho visa a excelência e a presença dos nossos árbitros nos mais altos patamares do futebol internacional. É o culminar do trabalho de muitas pessoas e de todo um setor, mas quero aqui destacar o nome dos escolhidos para esta competição, João Pinheiro, Bruno Jesus e Luciano Maia, a quem endereço os meus mais sinceros parabéns."