O avançado neerlandês Tijjani Noslin vestiu a capa de herói e com um hat-trick guiou a Lazio à vitória por 3-1 sobre o Nápoles, colocando a turma romana na próxima fase da Taça de Itália.

Os oitavos de final da Taça de Itália contavam com um jogo grande, em Roma, entre Lazio e Napoli. De ambos os lados, os representantes lusos, Mário Rui e Nuno Tavares, ficavam fora das opções.

A jogar em casa, no Estádio Olímpico, a Lazio entrou bem, mostrando boas dinâmicas, apesar da rotação no onze inicial implementada por ambas as formações, e foi sendo uma seta virada para a baliza adversária, especialmente na esquerda, nas movimentações de Zaccagni, Pedro e Noslin. Foi por aí que, aos 21', desmarcado na área, Pedro sofreu falta, do guardião Caprile, mas Zaccagni permitiu a redenção e a defesa do jovem guardião italiano.

Contudo, tudo foi emendado pouco depois, aos 32', pelo avançado Noslin, na sequência de um canto batido na esquerda, onde encostou à boca da baliza, após cabeceamento de Gigot ao segundo poste. A vantagem durou pouco, no entanto, visto que apenas quatro minutos depois foi a vez de Simeone marcar, na recarga a um remate de fora da área do ex-Benfica David Neres.

O jogo estava energético, partido e imprevisível e a esquerda romana continua a ser o principal foco de atenção. Noslin, aos 41', bisou, após boa arrancada de Zaccagni desse lado, e um toque sublime, de calcanhar, de Pedro em plena área, mas não se ficou por aqui e, depois do intervalo, aos 50', cabeceou, depois de um bom cruzamento na esquerda, para o 3-1.

Com o tempo, a Lazio perdeu um pouco dessa intensidade demonstrada até então e isso permitiu ao Napoli crescer, até porque Antonio Conte foi colocando «a carne toda no assador» e fazendo entrar figuras como McTominay, Lukaku ou Politano, mas os napolitanos nunca conseguiram realmente criar no último terço e acabaram derrotados por 3-1 e eliminados da Taça de Itália.