
Pep Guardiola é considerado um dos melhores treinadores da história do futebol, com um palmarés invejável. Ao longo da carreira, o espanhol defrontou muitos técnicos de renome, mas aquele que considera ter sido o adversário mais difícil é... Jurgen Klopp.
O alemão treinou o Liverpool durante oito temporadas e meia (de 2016 a 2024), período durante o qual conseguiu levar para o lado vermelho de Merseyside uma Liga dos Campeões, um título da Premier League, uma Taça de Inglaterra, duas Taças da Liga, uma Supertaça Europeia, uma Community Shield e um Mundial de Clubes.
Foi graças ao carismático gerâmico que os Reds regressaram à elite, com a jornada de Klopp em Anfield a terminar há um ano, quando decidiu fazer uma pausa na carreira.
Guardiola não teve oportunidade de o defrontar nesta temporada o homem com quem travou as batalhas mais intensas em Inglaterra, mas parece que o técnico do Manchester City continua assombrado pelo seu antigo rival.
«Passava dias a tentar perceber como pará-los»
Recentemente, num vídeo apresentado durante o curso UEFA Pro, Pep confirmou que Jurgen Klopp é, sem dúvida, o adversário mais difícil que enfrentou em toda a carreira.
E garantiu que o alemão foi o único rival que lhe causou dores de cabeça e insónias.
«O Liverpool de Klopp foi o maior desafio da minha carreira de treinador. Sempre me deu dores de cabeça. Nunca tive um adversário ao qual dedicasse tantas tardes e noite, na companhia da minha equipa técnica, a tentar perceber como pará-los. Havia alturas em que pensava: 'Consegui' e, no dia seguinte, ele destruía-me. Foi de longe o adversário mais difícil devido ao seu estilo de jogo, às transições, à forma direta como a sua equipa atacava», confessou Guardiola
Pep Guardiola e Jurgen Klopp defrontaram-se em 30 jogos oficiais. O alemão venceu 12 vezes, Guardiola 11 e os restantes sete jogos terminaram empatados.
No entanto, nem todos estes duelos foram entre Manchester City e Liverpool. No período entre 2013 e 2015, os dois treinadores também foram adversários no Der Klassiker, com Klopp a treinar o Borussia Dortmund e Guardiola o Bayern Munique.