O futuro de Gonçalo Borges no FC Porto está nesta altura a ser decidido, sabe o zerozero. A SAD liderada por André Villas-Boas recebeu uma oferta na ordem dos nove milhões de euros (pode chegar a 12 milhões, com objetivos na condicional) pelo atleta e considera-a ajustada à realidade. Mas o acordo não está fechado.

Expliquemos. O clube interessado em Gonçalo Borges é o Strasbourg, 13º classificado na Ligue 1 23/24. Ora, apesar da ambição desportiva do projeto gaulês ser grande para os próximos anos, a verdade é que na época agora a iniciar nem sequer estará nas provas da UEFA.

Gonçalo Borges
2024
15 Jogos 286 Minutos
0 0 0 0 2x

ver mais >
Por outras palavras, e segundo nos assegura fonte próxima ao atleta, Gonçalo Borges dá prioridade total à continuidade no FC Porto. Além da ligação emocional aos dragões, o extremo considera a dimensão do clube muito superior à do Strasbourg.

O lado financeiro serve, aqui, quase como equilíbrio de forças. Se Gonçalo aceitar a Ligue 1, terá um salário superior e jogará num campeonato com maior mediatismo, mas tudo o resto é mudar para... pior, na perspetiva do futebolista.

Ora, apesar de apreciado pelo treinador Vítor Bruno - foi titular em toda a pré-época e na Supertaça - e pelo próprio André Villas-Boas, Gonçalo ficará a saber que o FC Porto necessita de fazer um encaixe financeiro (mais do que um, na verdade) e que esta é uma boa possibilidade para robustecer o equilíbrio financeiro.

Esse é, de resto, um dos maiores desafios desta nova era do clube. Manter a competitividade desportiva e as principais peças da equipa, ao mesmo tempo que é capaz de realizar encaixes de dinheiro significativos.

A conversa decorrerá esta tarde e do que lá sair depende o futuro imediato de Gonçalo Borges.

Gonçalo tem 23 anos, contrato até 2027 e uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. Em janeiro passado teve tudo acertado para sair para o Lille. Ficou no FC Porto, determinado a triunfar.