
Foi esta segunda-feira para a água o Ballito Pro, segunda etapa do circuito Challenger Series 2025, com sortes diferentes para os dois surfistas portugueses que estiveram em ação nas ondas sul-africanas. Num dia dedicado à primeira ronda masculina e também à feminina, Frederico Morais conseguiu entrar com um triunfo, enquanto Afonso Antunes foi eliminado.
Kikas esteve em ação no heat 2 da ronda inaugural masculina, onde somou 10,33 pontos, contra 8,36 do havaiano Luke Swanson, que também seguiu em frente. O japonês Daiki Tanaka (7,63) e ao sul-africano Luke Slijpen (5,50) ficaram pelo caminho nesta bateria.
Já Afonso Antunes entrou em cena na oitava e última bateria da ronda, tendo somado apenas um total de 7 pontos, que lhe rendeu o terceiro posto da bateria, à frente do australiano Alister Reginato (6,17). A bateria foi vencida pelo brasileiro Igor Moraes (14,07), com o espanhol Yago Dominguez (8,34) a também seguir para a ronda 2.
Desta forma, Frederico Morais é, agora, o último surfista português em prova do lado masculino. Na próxima fase, Kikas vai estar no heat 3, onde terá pela frente o brasileiro Mateus Herdy, o norte-americano Levi Slawson e o havaiano e antigo campeão mundial júnior Finn McGill.
Na prova feminina, apesar de nenhuma das três surfistas portuguesas terem estado em prova, em virtude de serem cabeças de série e de terem entrada direta para a ronda 2, todas ficaram a conhecer as adversárias que vão ter pela frente na estreia.
Teresa Bonvalot vai competir no heat 3 frente às australianas India Robinson e Sierra Kerr e à japonesa Nanaho Tsuzuki. No heat 5 é a vez de entrar em ação Yolanda Hopkins, que vai medir forças com a havaiana Keala Tomoda-Bannert, a israelita Anat Lelior e a norte-americana Eden Walla.
Por fim, Francisca Veselko, que é a atual líder do ranking feminino do circuito Challenger Series, depois de ter vencido a etapa inaugural, na Austrália, vai competir no oitavo e último heat da ronda, onde irá enfrentar a brasileira Laura Raupp, a japonesa Minami Nonaka e a espanhola Janire Gonzalez Etxabarri.
[artigo atualizado às 19:06]