A desilusão de 2024 já ficou para trás e, hoje nas Seicheles, a Seleção Nacional de futebol de praia estreia-se no Mundial de espírito renovado e com mais vontade do que nunca. Pela frente está o Paraguai (17h30), mas a ambição é muita: a equipa das quinas tem a mira apontada ao título que já conquistou em três ocasiões (2001, 2015 e 2019), mas que lhe fugiu nas últimas duas edições.

O porta-voz desta ambição chama-se Mário Narciso, selecionador nacional desde 2013 e que já ganhou tudo o que tinha para ganhar, mas... não se cansa. "Da parte de Portugal pode esperar-se muita entrega e uma grande vontade de vencer. Espero que estejamos à altura dos acontecimentos, pois se os jogadores estiverem no seu normal, vamos conseguir ultrapassar este adversário", começou por dizer o setubalense de 71 anos, que conhece este grupo como a palma da sua mão:"Somos uma seleção que funciona muito bem como equipa, mas que tem valores individuais que em qualquer momento da partida podem resolver. É isso que espero e que desejo."

Por fim, Narciso destaca a importância dos bons testes que a Seleção fez contra Itália na antecâmara deste Mundial. "Um treino contra um adversário que também está aqui presente é sempre mais um incentivo. É bom jogar contra equipas de outro grupo, que se Deus quiser iremos apanhá-las numa fase seguinte... seria sinal de que passámos."

Rui Coimbra... finalmente!

Capitão e uma das principais figuras da história do futebol de praia luso, Rui Coimbra regressa a um Campeonato do Mundo seis anos depois. "É muito importante voltar depois de ter falhado os últimos dois devido a lesões de última hora. Estou 100% focado e 100% em condições físicas para ajudar a equipa", referiu o fixo de 39 anos.

E o que fará com que Portugal, primeiro, derrote o Paraguai e, depois, sonhe com o ouro?"A nossa dinâmica nos vários sistemas que apresentamos é uma das nossas principais características e tem valido muitas vitórias. A capacidade física também nos ajuda e, juntando isso, à qualidade técnica e tática, acho que conseguiremos fazer um bom jogo e um bom Mundial."