Num desenvolvimento surpreendente e emocionante, a FIA acaba de anunciar que as estrelas sensacionais da F1 da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, irão receber uma troca dupla de motores antes do sumptuoso Grande Prémio da Bélgica. A dupla tem sido uma força da natureza nesta temporada, com os seus McLaren alimentados por Mercedes a somar impressionantes nove vitórias em corrida no seu currículo da temporada de 2025 até agora.

De acordo com um comunicado oficial partilhado pela FIA, Norris, Piastri e Lance Stroll da Aston Martin irão todos receber múltiplas alterações este fim de semana em Spa. Todos os três pilotos irão instalar um novo motor de combustão interna (ICE), turbocompressor (TC), unidade geradora de motor-calor (MGU-H) e unidade geradora de motor-cinética (MGU-K) para aumentar o seu desempenho em pista.

A FIA declarou ainda que Carlos Sainz da Williams irá utilizar os mesmos novos componentes da unidade de potência no seu veículo. De acordo com os regulamentos desportivos da FIA, cada piloto pode trocar três motores por temporada, um ato que não é contra as regras, uma vez que as sanções não acarretam penalizações.

Outro desenvolvimento notável é que Piastri irá ainda mais longe com uma alteração de componente, utilizando um dos seus dois armazenamentos de energia (ES) e eletrónica de controlo (CE) ditados – um ato que também será acompanhado por Gabriel Bortoleto da Sauber.

Mas por que a troca de motores para a McLaren no GP da Bélgica? Normalmente, as equipas de F1 fazem uma troca de componentes do motor em Spa devido às longas rectas e à necessidade de potência. Tem havido preocupações sobre a fiabilidade da unidade de potência da Mercedes durante a temporada, mas parece que a McLaren, que é cliente do fabricante alemão, está confiante nas novas atualizações que vão para Spa.

Com Piastri a manter-se invicto em 2025 e a terminar nos pontos em todas as 12 corridas em que esteve com a McLaren, um novo motor poderia reforçar ainda mais a liderança da McLaren nos pontos do campeonato de pilotos.

À medida que o Grande Prémio da Bélgica se aproxima, como esperamos com as atualizações da McLaren, veremos se conseguem conquistar a pista com os seus novos motores.