Detido desde o início de outubro em Marrocos, após fuga da prisão de Vale de Judeus, Fábio Loureiro foi esta sexta-feira entregue à Polícia Judiciária (PJ). 

Conhecido como Fábio 'Cigano', um de cinco evadidos da prisão a 7 de setembro, foi na altura presente às autoridades judiciárias de Marrocos tendo em vista a sua extradição para Portugal para efeitos de cumprimento de pena. 

De acordo com um comunicado da PJ, «foi hoje entregue à Polícia Judiciária (PJ), em estreita articulação com a Procuradoria-Geral da República, em matéria de cooperação judiciária internacional», depois de «apresentado oportunamente o correspondente pedido formal de extradição». 

Fábio Loureiro foi detido em Tanger montada pela PJ em colaboração com o Cuerpo Nacional de Policia (CNP) e a Direção Geral de Vigilância Territorial Nacional (DGST) marroquina. 

 Eis o comunicado da PJ: 

«O evadido do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, Fábio Loureiro, recapturado em Tânger, pelas autoridades marroquinas, a 06 de outubro de 2024, foi hoje entregue à Polícia Judiciária (PJ), em estreita articulação com a Procuradoria-Geral da República, em matéria de cooperação judiciária internacional. Apresentado oportunamente o correspondente pedido formal de extradição, pelo Procurador-Geral da República, foi a mesma concedida pelas autoridades do Reino de Marrocos. Na altura, a operação policial internacional foi desencadeada em menos de 24 horas. Contou com o forte apoio do Cuerpo Nacional de Policia (CNP) e da Direção Geral de Vigilância Territorial Nacional (DGST) marroquina, com base em informação credível da PJ, de que Fábio Loureiro, sobre quem recaía um mandado de detenção internacional, estaria em Marrocos. Fábio Loureiro está condenado pelos crimes de rapto, tráfico de estupefacientes, associação criminosa, roubo à mão armada e evasão. Recorde-se que Fábio Loureiro evadiu-se de Vale de Judeus, juntamente com outros quatro detidos, a 07 de setembro de 2024. »

Também o inglês Mark Roscaleer recapturado em Alicante, Espanha, pela Polícia Nacional, a 6 de fevereiro, foi hoje entregue à PJ pelas autoridades espanholas, no Centro de Cooperação Policial e Aduaneira de Caia/Badajoz.