
A antiga sensação da Ferrari, Carlos Sainz, abriu-se sobre a tumultuosa experiência de ser afastado da icónica equipa de F1 para dar lugar ao lendário Lewis Hamilton. O universo do motorsport ficou em choque em 2024 quando o campeão de sete títulos lançou a bomba que começaria a usar as famosas cores vermelhas a partir de 2025, deslocando Sainz no processo. Após muita especulação, o espanhol encontrou refúgio na Williams, onde agora reflete sobre a montanha-russa emocional. Numa entrevista franca no podcast High Performance, Sainz aprofundou a luta interna que enfrentou durante a temporada de 2024, sabendo que o seu lugar seria em breve ocupado por Hamilton.
A situação de pressão levou Sainz a admitir: “Para mim, foi principalmente o lado profissional das coisas. Eu entendo como um piloto com um grande ego poderia, talvez, querer destruir a Ferrari naquele ano, talvez tornar-se um pouco político, tornar-se um pouco de uma infeção dentro da equipa.” A revelação do seu turbilhão interior não parou por aí; quando instigado pelo anfitrião do podcast, Jake Humphrey, sobre se tinha considerado a possibilidade de sabotar a Ferrari, Sainz confessou: “Oh, claro! Sabes que todos nós temos um anjo e um demónio e o demónio é tipo ‘ahhh há tantas coisas que eu gostaria de dizer agora ou fazer ou mudar’, mas o meu anjo era, digamos, mais poderoso na altura.”
A decisão de Sainz de seguir o caminho mais elevado em meio ao tumulto da Ferrari não apenas demonstrou o seu profissionalismo, mas também a sua resiliência face à adversidade. Apesar de saber que estava a viver um tempo emprestado na Ferrari, Sainz canalizou as suas emoções em atuações estelares durante a temporada de 2024, conquistando vitórias tanto no Grande Prémio da Austrália como no Grande Prémio do México. “Eu disse não, não sejas esse tipo, sê o tipo profissional. O tipo que vai dar absolutamente tudo até à última corrida por esta equipa e deixar esta equipa para trás,” partilhou Sainz, destacando o seu compromisso inabalável com a equipa apesar das circunstâncias.
Avançando para o presente, Sainz encontra-se numa fase de reconstrução na Williams, onde o seu desempenho tem sido medíocre em comparação com o seu colega de equipa, Alex Albon. Com apenas 13 pontos a seu nome, Sainz enfrenta uma batalha difícil para igualar o sucesso dos seus pares. No entanto, o espanhol mantém-se firme, encarando as suas lutas atuais como experiências que moldarão os seus futuros esforços no desporto.
À medida que Sainz navega pelas voltas e reviravoltas da sua jornada na F1, uma coisa permanece certa – a sua dedicação inabalável e integridade profissional continuam a definir a trajetória da sua carreira. A saga da saída de Sainz da Ferrari serve como um testemunho da sua força de carácter e da sua capacidade de enfrentar a tempestade na busca pela grandeza na pista.
ESTATÍSTICAS
Carlos Sainz Vázquez de Castro (nascido a 1 de setembro de 1994) é um piloto de corridas espanhol, que está contratado para competir na Fórmula Um pela Williams. Carlos Sainz Vázquez de Castro, conhecido como Carlos Sainz Jr Carlos Sainz, (nascido a 1 de setembro de 1994) é um piloto de Fórmula Um espanhol e filho do antigo campeão mundial de ralis em duas ocasiões, Carlos Sainz. Em 2012, Sainz competiu nos campeonatos britânico e europeu de Fórmula 3 pela Carlin. Ele correu pela DAMS na Fórmula Renault 3.5 em 2014, vencendo o campeonato antes de se mudar para a F1 com a Toro Rosso. Em 2017, foi anunciado que, para a temporada de 2018, ele correria pela equipa Renault F1 num empréstimo de longa duração, enquanto ainda estava sob contrato com a Red Bull Racing. O cumprimento antecipado deste acordo foi anunciado durante o fim de semana do Grande Prémio do Japão de 2017; Sainz assumiria o lugar de Renault de Jolyon Palmer a partir do Grande Prémio dos Estados Unidos de 2017. A 16 de agosto de 2018, foi anunciado que Sainz correria pela McLaren a partir de 2019, substituindo Fernando Alonso, que se retirará da Fórmula Um no final de 2018. Ele atualmente usa o número 55 na camisola. Temporada atual: 8 pódios, 3 vitórias em corridas, 2 pole positions. Classificação do campeonato: 2º lugar com 285 pontos. Melhores tempos de volta: Recordes de setor em 4 circuitos. Vitórias na carreira: 25 vitórias em 180 corridas. Prémios de volta mais rápida: 12 voltas mais rápidas na carreira. Desempenho da equipa: Liderando o campeonato de construtores.