
A apenas uma semana de disputar o primeiro jogo oficial da época - frente ao Sporting, para a Supertaça -, o Benfica continua de atenções viradas para o mercado de transferências, de forma a aprimorar o plantel para atacar a temporada 2025/26.
O emblema orientado por Bruno Lage já anunciou cinco reforços - Amar Dedic, Samuel Dahl, Rafael Obrador, Enzo Barrenechea e, mais recentemente, Richard Ríos -, mas agora há um novo nome destacado nos media para a frente de ataque encarnada: Franjo Ivanovic.

Internacional pela seleção principal da Croácia por quatro ocasiões, Ivanovic foi, a par de Promise David, um dos destaques da época 2024/25 do Union St. Gilloise. O croata anotou 20 golos e cinco assistências em 46 encontros ao serviço do atual campeão belga, demonstrando, sempre, o seu compromisso dentro das quatro linhas.
Mas, afinal, quem é e como joga Franjo Ivanovic?
Com esta premissa em mente, o zerozero elaborou o perfil do jovem avançado, que conta já com créditos firmados na Bélgica e que pode atuar sob o comando de Bruno Lage na temporada que se avizinha.
Formação repartida entre Áustria e Alemanha
Natural da pequena cidade de Schwaz, na Áustria, Franjo Ivanovic deu os primeiros passos no futebol ao serviço do modesto SVG Mayrhofen, que disputa as divisões amadoras do país. O avançado mudou-se ainda em tenra idade para a Alemanha, onde cumpriu grande parte do seu período de formação.
Após uma temporada na academia do JFG Lohwald, Ivanovic ingressou nas camadas jovens do FC Augsburg, tendo atuado por diversos escalões de formação do conjunto germânico - desde os sub-17 à equipa B dos Fuggerstädter.
A temporada 2022/23 foi a última - e a de maior destaque - em solo alemão. O jovem atleta participou em 36 encontros pelos 'Bês' da formação de Augsburg, registando 18 tentos durante esse período. Números que não levaram o avançado à turma principal, mas que despertaram a curiosidade do HNK Rijeka.
Desta forma, Franjo Ivanovic prosseguiu a sua aventura no desporto-rei pela Croácia, onde realizou a estreia enquanto sénior. Na primeira temporada disputada no principal escalão de um país, o croata foi utilizado em 39 duelos e contribuiu com oito golos e uma assistência pela formação de Rijeka - que terminou a Prva HNL 2023/24 como vice-campeã.
Do título na Croácia à época de afirmação na Bélgica
A segunda época em solo croata foi interrompida precocemente devido ao interesse do Union St. Gilloise. Franjo Ivanovic disputou apenas dez encontros pelo HNK Rijeka na época 2024/25 - que foram suficientes, porém, para se sagrar campeão -, antes de rumar à primeira divisão da Bélgica à boleia dos Unionistes.
O objetivo do conjunto de Saint-Gilles era claro: no rescaldo da conquista da Supertaça Belga - pela primeira vez na história do clube -, a turma orientada pelo jovem técnico Sébastien Pocognoli pretendia reforçar o seu poder bélico e almejar à conquista do campeonato belga.
Foi com este ambicioso feito na lista de tarefas que Franjo Ivanovic se juntou ao Union St. Gilloise e o seu impacto na frente de ataque unionista foi notório. O jovem avançado agarrou prontamente um lugar cativo no setor ofensivo do Union e destacou-se por dois aspetos: a sua entrega ao jogo e a postura à frente da baliza, o que levou a inúmeras contribuições para golo.
Assim, acompanhou Promise David na frente de ataque, formando parelha com o ponta-de-lança canadiano, e terminou a época com 25 intervenções para golo em 46 partidas pelo Union St. Gilloise. Se considerarmos os dez encontros disputados pelo HNK Rijeka, Ivanovic terminou a época 2024/25 com 56 jogos realizados.
O seu contributo foi assinalável e culminou numa das mais importantes conquistas na história do St. Gilloise. 90 anos depois, a formação real sagrou-se novamente campeã da Jupiler Pro League - um momento de grande euforia para todos os aficionados do emblema belga.
Afinal, como joga Franjo Ivanovic?
Ora, as positivas - e sucessivas - exibições do camisola '9' do Union St. Gilloise colocaram Franjo Ivanovic sob holofotes e levaram ao natural interesse de vários emblemas, entre eles o Benfica. As águias procuram acrescentar o goleador croata ao seu arsenal e o objetivo é fechar a contratação num futuro próximo - o investimento nunca será inferior a 20 milhões de euros.
Findada a descrição histórica da carreira de Ivanovic, resta saber um importante detalhe: afinal, como joga o ponta-de-lança que deu cartas no campeonato belga?

Franjo Ivanovic pode ser considerado um avançado completo, com várias valências que o tornam um perigo quando pisa terrenos mais ofensivos. O croata destaca-se pela facilidade com que progride com bola, recuando, ainda assim, por diversas ocasiões a zonas mais baixas para auxiliar no processo de recuperação de posse.
Apesar do porte físico (1.85m) - que o ajuda a fazer a diferença em lances nas alturas -, é um atleta rápido, com faro de golo e que consegue elevar o coletivo no processo de ataque à profundidade.
No processo entre a defesa e o contra-ataque, destaque para a facilidade com que se desprende da cabine telefónica instalada pelos adversários, deixando a oposição para trás e adquirindo metros de progressão em poucos segundos.
Em suma, é um '9' puro, com facilidade em encontrar o fundo das redes adversárias, mas que acrescenta muito mais do que apenas valor ofensivo ao conjunto que representa.
Será Franjo Ivanovic uma boa opção para substituir - ou acompanhar - Vangelis Pavlidis na frente de ataque encarnada?