Bruno Lage procura repetir a «reconquista» de 2019; Rui Borges procura guiar os leões a novo bicampeonato (algo que não acontece há mais de 70 anos).

Após o triunfo pela margem mínima das águias na Amoreira (1-2), os leões fizeram o mesmo contra o Gil Vicente (2-1) e contas feitas: nada mudou.

Os grandes lisboetas continuam numa senda de vitórias impressionante - ambos somam nove triunfos e um empate nos últimos 10 jogos - e seguem no topo da classificação, com os mesmos 78 pontos [n.d.r: veja AQUI a classificação].

A luta pelo título está ao rubro e poderá ficar tudo decidido no próximo dia 10 de maio, no Estádio da Luz. Um dérbi de Lisboa que será jogado como uma autêntica final. Assim sendo, e já com o dérbi decisivo no pensamento, o zerozero leva até si tudo o que precisa de saber sobre as contas do título.

Quem pode festejar na Luz?

Ambos podem festejar no Estádio da Luz, mas o cenário é ligeiramente mais favorável para o conjunto de Rui Borges.

A vitória em Alvalade - no jogo da primeira volta (1-0) -, garantiu vantagem no confronto direto e, portanto, «basta» ao Sporting vencer para poder pintar, pelo segundo ano consecutivo, o Marquês de Pombal com as cores verde e brancas.

Do lado da casa, embora apenas dependam de si para celebrarem o 39º campeonato, as águias - caso pretendam festejar o título ainda na penúltima jornada - precisam de vencer por uma margem superior a um golo (ou seja, 2-0 ou 3-1 por exemplo), de modo a conquistar o confronto direto perante o Sporting.

FC Porto, em 21-22, foi a última equipa a celebrar em casa do rival @Catarina Morais / Kapta +

Em caso de triunfo encarnado pela margem mínima, fica tudo adiado para a última jornada, mas com as águias na frente. Neste cenário, o Sporting precisava da vitória do SC Braga na última jornada e de triunfar contra o Vitória SC para ser campeão, ficando ainda a precisar de uma diferença de golos superior ao Benfica (algo que, neste momento, tem).

Por fim, em caso de empate na Luz, tudo fica igual à jornada 32. Isto é, o Sporting fica a depender de si para ser campeão na última jornada, precisando de apenas replicar o que o Benfica fizer em casa do SC Braga. Por outro lado, o Benfica iria necessitar de um triunfo ou empate do Vitória SC, na derradeira jornada, tendo ainda a obrigação de vencer (ou empatar em caso de derrota dos leões) o emblema bracarense.

10 de maio, pelas 18:00, no Estádio da Luz. O dia que poderá definir o campeão da Liga Portugal Betclic. Guarde a data, caro leitor.