
Alex Márquez revelou ter vislumbrado uma oportunidade de vitória no Sprint do Grande Prémio de Itália quando observou as dificuldades do irmão Marc na partida desde a pole position.
O piloto da Ducati oficial não conseguiu ativar corretamente todos os sistemas de partida quando se dirigiu para a grelha na volta de aquecimento antes do Sprint de MotoGP em Mugello, o que o fez recuar na largada enquanto tentava ativar os sistemas momentos antes das luzes se apagarem.
Alex Márquez, que partiu do fundo da primeira fila, testemunhou os problemas de Marc na linha de partida e pressentiu uma oportunidade, mas ficou surpreendido no início da segunda volta ao ver a Desmosedici da Ducati Lenovo Team a mover-se para o seu exterior na aproximação à primeira curva.
‘Muito semelhante ao que aconteceu em Aragão’, disse Alex Márquez ao MotoGP.com após o Sprint italiano. ‘Vi-o com problemas na partida, então nesse momento ativei-me e disse “Ok, preciso de tentar”, porque sei que aqui tenho algumas possibilidades de lutar com o Marc, mas ele foi muito esperto, estava em modo de ataque, e quando tentei atacar o Pecco [Francesco Bagnaia] vi que ele já estava lá.’
‘Perguntei-me “Como é que ele fez isso?”‘
O piloto da Gresini Racing admitiu ter dado tudo de si na corrida: ‘Dei os meus 100 por cento. Mais tarde, quando estava na posição de ataque, cometi um erro na curva cinco onde quase fiz um high-side. Nesse momento, decidi controlar um pouco, especialmente porque o pneu dianteiro estava a aquecer cada vez mais.’
‘Então, decidi terminar, controlar ali; dar os meus 100 por cento para ver se o Marc tinha alguma queda e [dava] alguma possibilidade de estar lá no final da corrida, mas ele estava a manter o ritmo.’
Relativamente à escolha de pneus para domingo, Alex acrescentou: ‘Dependerá também de qual será a vossa estratégia para a corrida – empurrar no início, ou esperar um pouco mais. Então, vamos tentar o nosso melhor, vamos tentar gerir, e tentar fazer a escolha certa.’
Marc Márquez explicou que a sua estratégia para o Sprint era liderar desde o início para proteger o pneu dianteiro, mas foi superado pela velocidade e inteligência do irmão.
‘É o que tentei hoje: liderar a corrida e poupar um pouco o meu pneu dianteiro’, disse o piloto da Ducati oficial. ‘Mas não consegui fazê-lo porque o Marc foi mais rápido e mais esperto, especialmente.’