Champions League, 2.ª jornada: quarta-feira, 2 de outubro de 2024, 20h.
A ANTEVISÃO: TURMA DA LUZ DE OLHOS POSTOS EM CONTINUAR NO TRILHO DAS VITÓRIAS, DESTA VEZ, NA PROVA MILIONÁRIA
Respiram-se novos ares no Benfica. Depois de um início de temporada atribulado, eis que a bonança ultrapassa a tempestade, e os encarnados têm vindo a ganhar cada vez mais motivos para sorrir. B
runo Lage coloca-se como o principal obreiro da lufada de ar fresco que se vive no coletivo lisboeta, com vitórias convincentes em partidas da Liga Portuguesa e até mesmo internacionalmente fez abrir o apetite à massa adepta benfiquista. Dado este panorama, a águia tem vindo a ganhar um maior estofo para dar asas ao seu futebol e pretende voltar a bater o pé na Champions League, depois de ter derrotado, a 19 de setembro, o Estrela Vermelha, por 2-1.
Do outro lado, os colchoneros contam com um arranque dentro do habitual na Liga Espanhola. Na passagem da oitava jornada, encontram-se no terceiro lugar, num pódio constituído igualmente por Barcelona e Real Madrid e já tiveram pela frente o dérbi diante dos merengues, onde protagonizaram uma partida altamente eletrizante (1-1).
De qualquer das formas, as performances em campeonatos nacionais colocam-se um pouco de lado quando falamos na prova milionária, onde as ambições acabam por ser totalmente distintas num palco em que a magia pode acontecer.
Benfica e Atlético de Madrid medirão forças na segunda jornada da fase de liga da Champions numa partida que se desenha como uma das com maior interesse desta ronda da competição internacional. Com uma grande epopeia nos ‘bastidores’ de cada emblema, as expetativas estão colocadas em mais um espetáculo além-fronteiras de puro futebol no Estádio da Luz.
10 DADOS RÁPIDOS
- Benfica e Atlético de Madrid defrontaram-se apenas duas vezes na sua história, sendo que este encontro aconteceu na Champions de 2015/2016.
- Curiosamente, os dois coletivos têm desempenhos exatamente iguais nas vezes em que mediram forças, com um triunfo para cada um dos lados, por 2-1.
- O último golo encarnado no duelo ibérico foi apontado por Kostas Mitroglou no Estádio da Luz, numa partida em que Renato Sanches foi titular e que terminou com o resultado de 1-2 para o Atlético.
- Já no jogo da primeira volta, ainda no antigo Vicente Calderón, o Benfica abanou as redes da equipa da casa, por intermédio de Nico Gaitán e Gonçalo Guedes e venceu também por 2-1.
- Na edição passada da Liga dos Campeões, os encarnados ficaram-se apenas pela fase de grupos.
- Já o Atlético de Madrid caiu nos quartos-de-final diante do Borussia Dortmund.
- A turma de Bruno Lage chega a esta partida após ter goleado no Estádio da Luz o Gil Vicente, por 5-1.
- Os colchoneros de Diego Simeone resgataram um ponto no dérbi de Madrid nos instantes finais da partida.
- Portugueses e espanhóis venceram os seus duelos inaugurais da Champions League (Estrela Vermelha e RB Leipzig, respetivamente).
- O árbitro da partida será Serdar Gozubuyuk (Países Baixos).
JOGADORES A TER EM CONTA
Kerem Akturkoglu – ‘Chegar, ver e vencer’, é talvez a expressão que mais determina o papel do internacional turco no Benfica. O camisola 17 dos encarnados chegou já nos instantes finais do mercado de verão, mas rápido impôs o seu futebol entre os pupilos de Bruno Lage. Em quatro partidas de águia ao peito, o avançado conta com três golos e duas assistências e promete continuar a causar estragos.
Antoine Griezmann – A inevitável experiência do avançado do Atlético de Madrid faz com que este se torne num dos destaques do atual terceiro classificado da Liga Espanhola. O gaulês de 33 anos tem prestado serviço na temporada em curso e posiciona-se como um dos trunfos no ataque de Diego Simeone com três golos e quatro assistências em nove partidas.
XI´s PROVÁVEIS
Benfica: Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Florentino Luís, Fredrik Aursnes, Orkun Kokçu, Ángel Di María, Vangelis Pavlidis, Kerem Akturkoglu
Treinador: Bruno Lage
«Seremos uma equipa competitiva, teremos a melhor versão dos nossos jogadores. A Champions para mim e para os jogadores são jogos que podem transformar carreiras porque estamos a competir com equipas de outro nível».
Atlético de Madrid: Jan Oblak, Nahuel Molina, José Giménez, César Azpilicueta, Reinildo Mandava, Rodrigo De Paul, Conor Gallagher, Marcos Llorente, Julián Álvarez, Antoine Griezmann, Alexander Sorloth.
Treinador: Diego Simeone
«Está claro que temos pouco tempo para preparar o jogo. Tentaremos competir como temos feito e ferir o adversário».
PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 1-1 Atético Madrid