Berlim, 08 jan 2022 (Lusa)- O ministro da Saúde alemão, Karl Lauterbach, defendeu hoje a vacina obrigatória contra a covid-19, afirmando que uma infeção com Ómicron "não imuniza necessariamente perante a próxima variante" e nada garante que esta não se torne mais perigosa.
A incidência acumulada a sete dias continuou na Alemanha a tendência ascendente, que mostra desde finais do ano, para se situar em 335,9 novos casos por cada 100.000 habitantes, face aos 303,4 de sexta-feira.
O responsável pela Federação australiana de ténis elogiou, num vídeo interno hoje divulgado, o “trabalho incrível” das suas equipas no caso de Novak Djokovic que, por sua vez, agradeceu às pessoas que o apoiam em todo o mundo.
O decreto-lei que altera e simplifica medidas no âmbito da pandemia de covid-19, incluindo a redução para sete dias dos períodos de isolamento de pessoas assintomáticas ou com doença ligeira, foi publicado sexta-feira em Diário da República.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) sugeriu na sexta-feira adaptar as orientações para a quarentena e para o isolamento de contactos de alto risco e de infetados com covid-19, respetivamente, considerando as atuais “limitadas”.
A variante Ómicron do SARS-CoV-2 é responsável por 92,5% das infeções registadas em Portugal, adianta hoje o relatório das "linhas vermelhas", que alerta para os "sinais de pressão" sobre o Sistema Nacional de Saúde (SNS).
“É uma teimosia para manter algo em nome de uma suposta proteção, quando já se provou que não é nos espaços comerciais que o vírus se transmite”, diz Gonçalo Lobo Xavier.
Governo pediu um parecer à PGR para saber se estar em isolamento devido à Covid-19 impede o exercício do direito de voto ou se esse o isolamento pode ser suspenso. O ECO ouviu os especialistas.
Os alunos não vacinados contra a covid-19 nos Açores ficam em isolamento cinco dias se tiverem um contacto próximo de alto risco com infetados, mesmo que não habitem na mesma casa, explicou hoje o secretário da Saúde.
O Infarmed esclarece que em Portugal só foram reportados sete casos de falsos positivos e garante que os lotes comercializados na Irlanda não foram comercializados no país.
A matriz de risco começou por ter como limite uma incidência de 240 casos por 100 mil habitantes. Esta faixa já subiu agora para os 3.840 casos, com a Ómicron a fazer aumentar as infeções.
Portugal tem hoje apenas 26 concelhos fora do nível mais elevado de incidência de infeções pelo coronavírus, pelo que dos 308 municípios do país 282 ultrapassaram o patamar mais alto de casos de infeção.
O Governo da Madeira suspendeu as visitas nos hospitais da região autónoma por um período de dez dias, indicou hoje o secretário da Saúde, Pedro Ramos, referindo que a decisão resulta da ocorrência de surtos de covid-19 em duas unidades.
Os autotestes são uma das ferramentas para despistar eventuais casos de infeção por Covid-19, ainda que seja necessário um teste de confirmação. O ECO preparou um conjunto de 5 respostas sobre o tema.
Existem 282 concelhos do país com uma incidência cumulativa da Covid-19 acima dos 960 casos por 100 mil habitantes. Há uma semana eram 142 nesse patamar de risco extremo.