
A VW está a preparar uma renovação do ID.4 já para 2026, que promete mudanças profundas no conhecido modelo 100% elétrico, de forma a reforçar as vendas do popular SUV elétrico e posicioná-lo como um equivalente elétrico do Tiguan.
O ID.4 foi lançado em 2020 e é atualmente um dos modelos elétricos de maior sucesso, já que de acordo com os dados da “Jato Dynamics”, ocupa atualmente o quarto lugar entre os veículos totalmente elétricos mais vendidos na Europa.
Esta renovação pretende manter o ID.4 atraente, e segundo afirmou Thomas Schäfer, CEO da VW, ao britânico “Autocar”, “o modelo está a ser completamente redesenhando, tanto por dentro quanto por fora. Será um automóvel o completamente diferente – um grande avanço.”
As mudanças visuais vão permitir alinhar o renovado ID.4 com os próximos modelos 100% elétricos da marca germânica, o ID.1 e ID.2. O diretor de design da VW, Kai Grünitz, adiantou à mesma publicação que o renovado modelo vai adotar a nova linguagem de design revelada com o concept ID.2all em 2023.
Desta forma a VW pretende conferir ao renovado ID.4 uma silhueta mais plana e compacta, garantindo uma aparência consistente com os novos modelos. O interior também contará com um conjunto de novos recursos: um cockpit redesenhado com uma nova interface de utilizador e o regresso dos botões físicos e mostradores, que visam melhorar a facilidade de uso e a utilização do dia a dia.
Os detalhes técnicos do novo ID.4 ainda não foram divulgados. No entanto, é certo que, assim como o compacto ID.3, a nova geração do SUV elétrico da VW vai beneficiar das melhorias de eficiência e desempenho já introduzidas em modelos recentes, como o ID.7, disponível nas versões sedan e carrinha. Entre as melhorias incluem-se sistemas de transmissão atualizados e novas tecnologias de bateria e inversor.
De acordo com o “Autocar”, o lançamento no mercado do renovado ID.3 está previsto para o segundo trimestre de 2026, sendo seguido pelo ID.4.