Olhou para o céu e viu algumas nuvens com um formato invulgar, semelhante a um óvni? Pois bem, na quarta-feira ao final do dia, as nuvens lenticulares foram vistas em algumas zonas do país e o vento foi o responsável.
"Fugiram" ao aspeto habitual para se apresentarem em formas lenticulares. Achatadas, redondas, alongadas ou ainda em forma de donut, saltaram à vista.
Lisboa, Chaves, Bragança, Vieira do Minho e Resende foram algumas das regiões onde as nuvens em forma de disco foram avistadas, mas também em Sanabria, na vizinha Espanha.
Com um formato invulgar, chamaram à atenção de quem fez questão de as registar.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera foi uma das entidades a publicar imagens das nuvens, acrescentando que o fenómeno ocorreu na quarta-feira entre as 19:00 e as 20:00.
A página Meteo Trás os Montes também fez várias publicações com fotografias de diferentes regiões do país.
No mês passado, os céus portugueses já tinham sido "presenteados" com as nuvens de formatos diferentes que formam paisagens impressionantes.
Na altura, o IPMA explicou que se designam de "altocumulus lenticularis" e que se encontram a uma altitude entre 3.000 e 6.000 metros.
De acordo com o site MeteorologiaEnRed, surgem graças ao vento muito forte e húmido, sobretudo perto de zonas montanhosas. Nestes locais, explica o site, o ar é forçado a subir ao colidir com formações rochosas. As nuvens em causa podem representar um desafio para o tráfego aéreo. Os piloto evitam "voar" perto delas.