
Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), anunciou esta quarta-feira que o registo de novos automóveis na União Europeia (UE) aumentou 1,6% em abril, com 926.582 veículos comercializados, face ao mesmo mês de 2024
Em comunicado a ACEA revelou que apesar do crescimento registado em maio, no acumulado dos primeiros cinco meses de 2025, as vendas de ligeiros de passageiros recuaram 0,6%, face ao mesmo período do ano passado.
De acordo com os dados agora revelados, nos primeiros cinco meses de 2025, as vendas de carros 100% elétricos novos atingiram 701.089 unidades, conquistando 15,4% da participação total de mercado da UE. Três dos quatro maiores mercados da EU foram responsáveis por 62% de todos os registos de veículos 100% elétricos, com a Alemanha a registar um crescimento de (43,2%), Bélgica (26,7%) e Holanda (6,7%), números que contrastam com os registados em França onde se verificou uma queda 7,1%.
Já em matéria de veículos híbridos, os dados da ACEA, revelam que os novos registos subiram para 1.601.090 unidades, impulsionados pelo crescimento nos quatro maiores mercados: França (+38,3%), Espanha (+34,9%), Itália (+13,8%) e Alemanha (+12,1%). Desta forma, os veículos híbridos representam 35,1% da participação total do mercado da UE.
Por seu lado, os automóveis híbridos plug-in registaram em maio 375.182 unidades, beneficiando para isso do crescimento das vendas na Alemanha (+52,8%) e Espanha (+66,6%). Como resultado, os veículos híbridos plug-in representam agora 8,2% do total de registos de veículos na UE, o que representa um aumento 7,1% verificados em maio de 2024.
Além disso, a variação anual em maio de 2025 mostrou um aumento de 25% para carros veículos 100% elétricos, 16% para os híbridos, e de 46,9% para os híbridos plug-in, o que representa o terceiro mês consecutivo de forte crescimento.
Já as vendas dos automóveis a gasolina registaram uma queda de 20,2%, com todos os principais mercados em queda. A França apresentou o maior declínio com 34,3%, seguida pela Alemanha (-26,1%), Itália (-15,4%) e Espanha (-13,3%).
Com 1.305.525 veículos novos registados nos primeiros cinco meses do ano, a participação de mercado dos modelos a gasolina caiu de 35,6% para 28,6%.
Da mesma forma, o mercado de veículos a gasóleo regrediu 26,6%, resultando numa participação de 9,5% no acumulado do ano.
Além disso, a variação anual de maio de 2025 mostrou uma queda de 18,6% para a gasolina e de 27,6% para os modelos a gasóleo.