
Richard Ríos já foi apresentado no Benfica. Omédio colombiano assinou até 2030 e ficou com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros. Esta é a contratação mais cara da história do clube.
Os 'encarnados' vão pagar ao Palmeiras 27 milhões de euros pela totalidade do passe do jogador.
“É uma felicidade imensa para mim e para a minha família e é um passo gigante que eu dou na minha carreira”, diz o jogador de 25 anos. “Era um sonho jogar na Europa e agora estar num clube tão grande como é o Benfica, acho que é muito gratificante”
“A expetativa é lutar pelos títulos. Espero que seja uma estreia importante a nível desportivo para mim e puder ajudar os meus companheiros e o clube.”
Richard Ríos é colombiano e foi no Palmeiras que aprendeu português. O jogador entende que é mais uma ferramenta, que pode ajudar a integração no Benfica.
“[Saber falar português] vai ser algo que vai ser muito benéfico não só fora, mas dentro do campo também. Acho que me vai ajudar bastante na comunicação com os companheiro, com o staff e com todo o elenco.”
Antes de se dedicar ao futebol, Richard Ríos foi jogador de Futsal. O médio colombiano admite que essas características são benéficas durante o jogo. “Acho que já todo o mundo sabe que eu venho do futsal e, em vez de atrapalhar, é algo que me ajuda bastante no campo".
“Muitas das minhas características vêm diretamente do futsal então é algo que já em comigo e que vou continuar a fazer.”
Ríos jogava no Palmeiras desde 2023, tendo conquistado o título de campeão brasileiro logo no primeiro ano, além do estadual de São Paulo, em 2024, ambos sob o comando do treinador português Abel Ferreira.
É é o quinto reforço assegurado pelos 'encarnados' para a temporada 2025/26, juntando-se a Samuel Dahl, que esteve cedido na época passada pela Roma, Rafael Obrador (ex-Real Madrid), Amar Dedic (ex-Salzburgo) e Enzo Barrenechea (ex-Aston Villa).