A Renault revolucionou o mundo automóvel ao lançar o Twingo em 1992 e já se sabe que a nova geração do carismático modelo da marca francesa vai chegar ao mercado em 2026.

O novo Renault Twingo será um automóvel elétrico, desenvolvido em conjunto pela empresa francesa e parceiros chineses. De acordo com o portal francês “L’Argus”, a finalização da nova geração do Twingo terá lugar França, e o protótipo do novo elétrico foi recentemente “apanhado” perto do centro de testes da Renault em Aubevoye.

Com um visual expressivo, o protótipo Twingo E-Tech apresenta uma frente que faz lembrar a primeira geração do pequeno modelo, com faróis redondos que sobressaem da carroçaria conferindo-lhe um visual original, moderno e tecnológico.

Além disso, a frente é marcada ainda por pequenas aberturas no capô, não para arrefecer o motor, mas para homenagear o legado do automóvel. De perfil, o destaque para os puxadores redondos de abertura das portas, que são herdados do modelo de 1992, agora com uma borda redonda que se ilumina.

De acordo com a mesma fonte, o novo Twingo elétrico é tecnicamente baseado numa versão especial da plataforma AmpR Small, também utilizada pelo 100% elétricos Renault R5 e R4. Espera-se que o novo Twingo venha a utilizar uma bateria LFP da chinesa CATL, com capacidade de armazenamento de aproximadamente 30 kWh, e que permita uma autonomia de até 300 quilómetros, de acordo com o ciclo WLTP.

Segundo a “L’Argus” o design do novo Twingo está a ser desenvolvido em França, enquanto o desenvolvimento e a coordenação técnica têm lugar na China, na Ampere, subsidiária da Renault, com o objetivo de oferecer um preço de entrada acessível, o Twingo terá um custo de produção 50% inferior a um novo SUV do segmento C, devido à redução de materiais e a uma plataforma baseada em software que vai exigir a utilização de menos peças.

A produção da nova geração do Twingo elétrico vai arrancar no outono de 2025 na fábrica da marca francesa em Novo Mesto, na Eslovénia.