
A Northvolt empresa fabricante de baterias de lítio vai encerrar as suas operações na Suécia até ao final de junho, de acordo com o administrador judicial nomeado pela empresa.
Esta semana, a imprensa sueca revelou que a Northvolt, que já foi considerada uma das startups mais valiosas da Europa, está prestes a perder o seu maior e último cliente, a fabricante de veículos pesados Scania.
O administrador judicial da Northvolt, Mikael Kubu, confirmou que a empresa vai mesmo encerrar as operações na sua fábrica em Skelleftå, na Suécia “A massa falida conseguiu continuar a produção de células de bateria com um número limitado de funcionários, apoiado pelo único cliente existente”, diz Kubu em um comunicado.
No entanto, este acordo não é sustentável a longo prazo para uma única parte interessada, nem para a massa falida em si. Consequentemente, será iniciada uma redução gradual da produção de células de bateria, com o objetivo de encerrar a produção até 30 de junho. Até lá a Northvolt vai continuar a produzir baterias na tentativa de encontrar um comprador.
Antes considerada um exemplo entre as empresas de tecnologia climática mais promissoras da Europa, a Northvolt tem lutado para se manter à tona. Em março deste ano, a fabricante de baterias com um pedido de falência na Suécia, pondo fim ao seu longo drama financeiro. O administrador da falência, Mikael Kubu, tentou encontrar um comprador para a fábrica e procedeu naa altura a demissões para manter a empresa a funcionar.