Apesar da Nissan estar envolvida num plano de reestruturação da empresa, num esforço para regressar à rentabilidade, o construtor automóvel japonês planeia lançar o seu primeiro veículo com tecnologia de bateria de estado sólido em 2028.

A Nissan confirmou os seus planos ao “AutoExpress“, tendo descrito a nova tecnologia como um avanço significativo para a mobilidade elétrica.

Segundo Christoph Ambland, diretor de Planeamento de Produto da Nissan Europa, lembrou que um desenvolvimento cuidadoso é crucial: “Não podemos apressar o processo. Precisamos garantir que esta tecnologia seja fiável e possa atender às expectativas dos nossos clientes.”

Segundo a Nissan, as baterias de estado sólido podem aumentar a densidade energética em até 30%, relativamente às de iões de lítio. Ao mesmo tempo, esta tecnologia é considerada mais económica e melhor adaptada às flutuações de temperatura.

Além de aprimorar os veículos 100% elétricos, os híbridos plug-in também podem beneficiar da nova tecnologia. “Ainda não sabemos exatamente para onde a tecnologia nos vai levar, mas estamos a explorar ativamente todas as aplicações possíveis”, diz Ambland.

Recorde-se que a Nissan não é a única marca na corrida ao desenvolvimento das baterias de estado sólido, já que a VW e Stellantis já anunciaram que pretender começar a utilizar a nova tecnologia em 2027.