Os voluntários utilizaram barcos e veículos motorizados para recolher plásticos, madeira e outros objetos que foram arrastados pelas águas violentas durante a tempestade do início de outubro e acabaram no Lago Jablanica.

As inundações e deslizamentos de terra na noite de 04 de outubro fizeram 27 vítimas mortais, 19 delas na aldeia de Donja Jablanica, onde rochas de uma pedreira na encosta, soltas pelas enchentes, soterraram casas. Foram destruídas estradas, pontes e ferrovias e as escolas deverão reabrir esta segunda-feira, segundo as autoridades de Jablanica.

O Lago Jablanica é normalmente conhecido pelas águas verdes e límpidas, mas estas foram contaminadas por uma enorme ilha de resíduos, que está agora a ser limpa pelos voluntários.

"Nasci neste lago, é normal que esteja aqui a ajudar", disse Ibro Besic, da cidade vizinha de Jablanica, à AP. "Seria uma vergonha deixar todo esse lixo a flutuar. Todos nós queremos vir nadar aqui no verão", completou.

A Bósnia procurou ajuda dos países vizinhos e da União Europeia, sendo esperado que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, viaje para estas áreas quando visitar o país na próxima semana.

MES // MAG

Lusa/Fim