A informação consta de um despacho presidencial a que a Lusa teve hoje acesso, confirmando o contrato de fornecimento de 4.000 mil casas evolutivas a instalar na zona do Zango IV, no modelo "chave na mão".

Deste total, 800 casas estavam previstas para distribuição em 2014, enquanto 1.600 deverão ser entregues este ano e mais 1.600 em 2016.

"Considerando a necessidade de se proceder ao realojamento dos habitantes provenientes de zonas consideradas de risco da cidade de Luanda e garantir-lhes condições de habitabilidade numa área urbanizada e com serviços primários, tais como escolas e hospitais", justifica o mesmo despacho, de 23 de março, assinado pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

O contrato de fornecimento envolve o Governo angolano e a empresa Alfermetal SA, estando avaliado, de acordo com o mesmo documento, em dez mil milhões de kwanzas (85,5 milhões de euros).

O despacho recorda ainda que estes 4.000 fogos habitacionais se destinam também a realojar moradores "no âmbito do processo de reconversão das áreas e bairros degradados" da cidade de Luanda, "assim como a criação de novos espaços urbanos e a melhoria da qualidade de vida urbana".

O programa habitacional do Governo angolano envolve o acesso a casas sociais através de rendas controladas.

PVJ// PJA

Lusa/Fim