
Um incêndio deflagrou, esta quarta-feira, num armazém de distribuição de produtos químicos nos arredores de Sevilha, no sul de Espanha. Uma enorme coluna de fumo negro, visível a quilómetros, ergueu-se nas imediações do armazém. As autoridades pediram à população que permanecesse em casa.
O alerta para o incêndio foi dado às 13:20 horas (12:20 horas em Lisboa), após centenas de chamadas sobre um fogo no parque industrial La Red, em Alcalá de Guadaíra, a cerca de 16 quilómetros de Sevilha.
Os trabalhadores do armazém, que pertence à Plainsur, estão todos bem e em segurança, avança a Reuters. A informação ainda não foi, no entanto, confirmada pelas equipas de emergência.
A autarquia de Alcalá de Guadaíra pediu aos cerca de 77 mil habitantes da cidade que permaneçam em casa, com portas e janelas fechadas, uma vez que ainda não foi avaliada a toxicidade do fumo. Por precaução, os armazéns vizinhos foram evacuados.
De acordo com a Reuters a o El País, a Planisur, especializada na comercialização e distribuição de produtos químicos, vende compostos altamente inflamáveis como cloro, etileno, tolueno e solventes industriais que, em caso de combustão, podem tornar-se tóxicos.