A Horse, divisão de motores de baixa emissão da Horse Powertrain, a ‘joint venture’ criada pela Renault e pela Geely, anunciou que criou em colaboração com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produtores (Ceiia) de Portugal, uma nova tecnologia de transmissão destinada a veículos ligeiros e microcarros.

A nova transmissão ‘Reducer’ é a primeira de uma nova geração de tecnologias que foram projetadas, desenvolvidas e construídas internamente pela empresa.

A Horse revelou ainda que os primeiros protótipos desta nova transmissão, vão ser instalados num microcarro da classe L7e, um veículo ligeiro que a marca diz ser projetado para um novo serviço de mobilidade que promete acelerar a neutralidade carbónica nas cidades.

A marca adiantou ainda que a cadeia de valor deste novo microcarro terá sede em Portugal, contando com o envolvimento de outros players globais para a sua produção. O novo veículo junta-se a outros projetos de micromobilidade, como o ‘ Buddy ’ de 2008 e o Toyota APM apresentado nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A Horse, anunciou ainda que vai iniciar a produção em larga escala da nova tecnologia de transmissão já no segundo semestre de 2025, com até 20 mil unidades fornecidas pela fábrica de Portugal à medida que as propostas de mobilidade urbana venham a crescer.

“Esta nova oferta é a primeira tecnologia que a Horse projetou, desenvolveu e fabricou internamente – um momento decisivo para a marca. Não existe uma solução única para resolver o problema global e os desafios da descarbonização ou da mobilidade urbana. Por isso esta tecnologia é um dos muitos produtos próprios que contribuem para responder a estes desafios”, disse Patrice Haettel, CEO da Horse.