1904 -- Inauguração da Cooperativa "Padaria do Povo", em Campo de Ourique, para fabricar pão mais barato e distribuí-lo pelas zonas mais pobres de Lisboa.
1909 -- Primeiro voo em aeroplano com motor em Portugal, realizado pelo aviador francês Armand Zipfel, no hipódromo de Belém.
1915 - Nasce o dramaturgo norte-americano Arthur Miller, autor de "A Morte de um Caixeiro Viajante" e "As Bruxas de Salém".
1920 - Morre o escritor e líder comunista norte-americano John Reed, autor de "Dez Dias que Abalaram o Mundo". Tinha 32 anos.1931 - O gangster norte-americano Al Capone é condenado a 11 anos de prisão por fuga aos impostos.1933 - O cientista Albert Einstein chega aos EUA, onde se refugia da perseguição nazi, na Alemanha.1934 -- Morre, com 82 anos, o cientista espanhol Santiago Ramón y Cajal, Prémio Nobel da Medicina em 1906 pelo contributo para o conhecimento do sistema nervoso.1957 - O Prémio Nobel da Literatura é atribuído ao escritor francês, Albert Camus, autor de "O Estrangeiro".1973 - Começa a crise do petróleo. Os países produtores decidem diminuir as exportações para os países ocidentais e o Japão. A decisão conduzirá ao embargo que irá manter-se até Março de 1974.
1975 - Os marroquinos, precedidos do Rei Hassan, começam a Marcha da Paz no Saara espanhol.1978 - Começam, no Luxemburgo, as negociações para a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia.- Morre, aos 78 anos, a matemática norte-americana Gertrude Mary Cox, primeira mulher eleita para o Instituto Estatístico Internacional.
1979 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído a madre Teresa de Calcutá.1983 - Indexação do dólar de Hong Kong ao dólar americano.
- Morre, com 78 anos, o escritor, ensaísta e sociólogo francês Raymond Aron.1985 - Os órgãos de comunicação social de língua portuguesa nas cidades canadianas de Toronto e Montreal passam a estar ligados através do serviço da Agência LUSA.
- O Prémio Nobel da Literatura é atribuído ao escritor francês Claude Simon, figura do "nouveau roman", autor de "Corpos Condutores".1987 - O governo espanhol desiste do projeto de lixeira nuclear em Aldeadavilla.
1988 - O Prémio Nobel da Medicina é atribuído ao britânico James Black e aos norte-americanos Gertrude Elion e George Hitchins.
1989 - Sismo de São Francisco, na costa Leste dos EUA. Morrem 67 pessoas e mais de 400 ficam feridas.1991 - A origem da doença de Kallman é identificada por cientistas franceses e norte-americanos.- Os ministros da Defesa da NATO anunciam a redução de 80 por cento das armas nucleares táticas na Europa.1995 - Israel e a Jordânia concluem os termos do tratado de paz que será assinado no dia 26, na fronteira entre os dois países.1996 -- Morre, com 82 anos, o jornalista Alves do Santos.1997 - Os restos mortais de Ernesto Che Guevara são trasladados para Cuba.2000 - O BCP incorpora o Banco Mello e o Banco Pinto&Sotto Mayor.
- Morre, aos 72 anos, Maria Alice Ribeiro, editora do jornal Correio Português, o mais antigo órgão de informação em língua portuguesa, no Canadá.2002 - Morre o médico angolano Arménio dos Santos Ferreira, militante histórico do MPLA e da luta pela independência de Angola.2003 - A administração da Docapesca de Lisboa anuncia o encerramento, em dezembro, e o despedimento coletivo de 138 trabalhadores.
2004 - PS e PSD reforçam a maioria nas eleições regionais dos Açores e da Madeira, respetivamente.
- São encontradas ossadas de elefantes, com mais de 80 mil anos, em escavações realizadas em Santo Antão do Tojal, em Loures.2005 - Governo agrava as taxas de penalização das reformas antecipadas.- Morre, aos 73 anos, o futebolista Carlos Gomes, guarda-redes, ex-campeão nacional pelo Sporting.2006 - A Comissão Parlamentar do Trabalho aprova na especialidade o novo regime de mobilidade da administração pública.- O presidente norte-americano, George W. Bush, aprova lei que permite o recurso a métodos agressivos de interrogatório e o julgamento por tribunais militares de suspeitos de terrorismo.
2007 - O escritor francês de origem checa Milan Kundera, autor de livros como "A insustentável leveza do ser" e "A valsa do adeus", conquista o Prémio Nacional de Literatura 2007 da República Checa.
- O livro "As coisas mais simples", de Nuno Júdice, vence o Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa.
2008 - O banco francês Caisse d'Epargne, símbolo de segurança para milhões de investidores franceses, perde 600 milhões de euros devido a riscos imprudentes de três dos seus responsáveis durante a queda do mercado acionista.
- A Biblioteca Nacional de Portugal inicia o processo de classificação do espólio do poeta Fernando Pessoa como Património Nacional, no âmbito da lei de bases do património, o que impossibilitará a sua saída do país
- Morre, aos 72 anos, o vocalista do quarteto norte-americano "Four Tops", Levi Stubbs.
2009 - O escritor João Tordo vence a sexta edição do Prémio Literário José Saramago com o romance "As Três Vidas", editado pela Quid Novi.
- Morre, com 69 anos, Rosanna Schiaffino, atriz italiana de "Toto lascia o radoppia".
2010 - Kim Jong-un, o filho mais novo do atual líder da Coreia do Norte, é apresentado às massas, presenciando aquela que é a maior parada militar do país.
2013 - Portugal, Espanha, França e a Comissão Europeia assinam uma declaração conjunta para a criação do Corredor Atlântico, que permitirá a circulação de comboios de mercadorias na rede ferroviária europeia.
- O Conselho de Ministros aprova uma proposta de lei que altera a lei de bases gerais do sistema de Segurança Social, o que permite flexibilizar o aumento da idade da reforma para os 66 anos em 2014.
- O Presidente norte-americano, Barack Obama, assina oficialmente a lei que permite a reabertura da Administração Federal e eleva o teto da dívida dos Estados Unidos, colocando um ponto final na crise que vivia o país.
2014 - A Organização Mundial de Saúde declara o fim da epidemia do vírus do Ébola no Senegal.
- A polícia de Hong Kong volta a carregar sobre manifestantes pró-democracia, que tentaram regressar a uma zona da cidade de onde tinham sido desalojados.
- Morre, com 78 anos, Gabriel Espírito Santo, antigo Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas.
2017 - O Tribunal Constitucional espanhol considera nula, por ser inconstitucional, a lei do referendo sobre a independência na Catalunha, que fora suspensa provisoriamente em 07 de setembro.
- Morre Danielle Darrieux, atriz de cinema francesa, aos 100 anos, em sua casa, no noroeste de França.
============.Este é o ducentésimo nonagésimo dia do ano. Faltam 75 dias para o termo de 2018.Pensamento do dia: "Para muitos, a guerra é o fim da solidão. Para mim, é a solidão infinita". Albert Camus (1913-60), escritor francês.Lusa/Fim.