Nove distritos de Portugal continental vão estar esta terça-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoadas, avançou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Lisboa e Setúbal vão estar sob aviso laranja entre as 15:00 e as 18:00, enquanto Évora, Faro, Santarém, Leiria e Beja estendem o aviso até às 21:00, de acordo com uma nota do IPMA.
Já Portalegre aciona o aviso laranja entre 18:00 e as 21:00, hora em que Castelo Branco implementa o mesmo alerta, até às 00:00 de quarta-feira.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.
Para além da chuva, está também previsto vento forte, com rajadas até 70 km/h, nas regiões Centro e Sul, nomeadamente no litoral.
De acordo com o IPMA, estas previsões do tempo resultam de uma depressão pós-tropical que se formou a partir da tempestade Leslie, “associada uma massa de ar quente, muito húmido e instável”.
"Deverá começar a ter impacto significativo sobre o estado do tempo a partir da tarde de dia 15 e durante a madrugada de dia 16", indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera em comunicado.
Proteção Civil emite aviso à população
Face a estas previsões, a Proteção Civil avisa que podem ocorrer inundações, cheias, deslizamentos, derrocadas e arrastamentos para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou "ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública".
Com Lusa