Todas as notícias em primeira mão
Todas as notícias em primeira mão
Todas as notícias em primeira mão

Portimão

Isilda Gomes e Luís Carito: o que se passa em Portimão?

Este artigo tem mais de 2 anos
Portimão
Isilda Gomes

Isilda Gomes

PS

• Vacinação indevida

A autarca foi constituída arguida por ter recebido as duas doses da vacina contra a COVID-19 fora da ordem da vacinação e de acordo com as normas em vigor no momento. Apesar de os autarcas não terem prioridade nem estar na faixa etária para vacinação, Isilda Gomes alegou que tomou a vacina enquanto voluntária da enfermaria do Hospital de Campanha do Portimão Arena.

• Fórmula 1 sem cumprimento das normas da DGS

O evento decorreu no Autódromo Internacional do Algarve em outubro de 2020, enquanto o país se encontrava em Estado de Calamidade e gerou polémica pelo não cumprimento das regras impostas pela DGS, nomeadamente o distanciamento social.

• MOTO GP e o regresso do público ao autódromo

Depois de os australianos terem cancelado a etapa em Melbourne devido ao possível impacto do evento no controlo da pandemia, Portimão vai receber a prova entre 5 a 7 de novembro e são esperados mais de 67 mil espetadores. Isilda Gomes realça que o evento vai trazer mais de 40 milhões de retorno para a região.

Luís Carito

Luís Carito

CDS-PP.NC.A

• Bollywood de Portimão e o processo em tribunal

O autarca foi acusado, com outros nove arguidos, de desviar 4,6 milhões de euros do Estado através de um esquema fraudulento para alegadamente criar a Cidade do Cinema, uma espécie de Bollywood. As acusações de fraude, branqueamento de capitais, burla qualificada e participação económica em negócio não tiveram efeito e todos os arguidos foram absolvidos de todos os crimes de que foram acusados e não ficou provado que tenha havido prejuízo para a Câmara de Portimão.

• O papel comido durante as buscas

Durante a investigação deste caso, em 2013, ficou conhecido o episódio em que o ex-autarca comeu uma filha de papel A4 durante uma busca feita pela PJ à sua residência. Luís Carito foi também acusado de danificação de documentos, mas absolvido por não se ter determinado a relevância do mesmo para o processo. Numa entrevista mais recente, revela qual era o documento e que apenas o meteu na boca numa atitude provocatória e consequente do cansaço e stress do momento e pede desculpa aos portimonenses pelo episódio que se tornou chacota nacional.

• Ziguezague entre partidos

Depois de 37 anos como militante socialista, o ex-autarca de Portimão deixa de se rever no partido e sai. Na apresentação da sua candidatura como independente, em março, há uma indicação de apoio do PSD. Os sociais-democratas voltaram atrás na decisão e apresentaram outro candidato a Portimão: o atual presidente da Câmara de Monchique (no poder há 12 anos). Entretanto, Carito é oficialmente apoiado por uma coligação que integra o CDS e Chicão esteve presente em agosto na apresentação pública da candidatura.

Isilda Gomes prepara-se para um possível terceiro mandato, depois de ter ganho as primeiras eleições com maioria relativa e as segundas com maioria absoluta. A gestão durante a pandemia atirou-a para os holofotes nacionais, chegando a ser constituída arguida por vacinação indevida. Já Luís Carito, antigo vice-presidente da câmara de Portimão pelo PS, apresenta candidatura apoiado por uma coligação à direita. Depois de alguns desaguisados entre os apoios aos partidos, o candidato que ficou conhecido por ter engolido um papel durante buscas da PJ.

Veja mais sobre