A ministra do Ambiente e Energia de Portugal, Maria da Graça Carvalho, afirma que "neste momento, não há ainda ideia da causa" que provocou o apagão, isto depois de uma reunião com a ministra do Ambiente, Energia e Transição Ecológica de Espanha, Sara Aagesen.

A ministra portuguesa, em declarações à SIC, afirma que "foi um incidente grave, complexo" e que esta reunião serviu para que fossem trocadas informações sobre como decorreu o processo em ambos os países. "Estamos em contacto com a Comissão Europeia, mas é importante o detalhe dos dados que enviaremos para que esta avance com um relatório independente. Estamos a trabalhar no detalhe técnico, para se perceber a origem do incidente".

Recorda ainda que em Portugal se fez "tudo o que estava ao alcance" e que "ao fim de três horas o país começou a recuperar": "Tivemos uma recuperação total ao fim de 10 horas, o que para um evento deste género é uma recuperação exemplar", frisou, lembrando que por volta das 23h do dia do apagão estava "toda rede toda a funcionar".

A governante avança ainda que agora se sabe que é possível "recuperar mais depressa" caso haja novo evento deste género.