
O frente a frente entre Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos foi empurrado para a noite antes de um feriado, devido ao apagão de segunda-feira, o que nunca tinha acontecido na história dos grandes confrontos pré-eleitorais. Ainda assim, as audiências não perderam muito: na noite de quarta-feira, o debate foi acompanhado do início ao fim, em média, por 2,668 espectadores. O valor é quase idêntico ao registado há um ano, quando Montenegro e Pedro Nuno se estreavam numa luta pelo cargo de primeiro-ministro: apenas menos 123 mil espectadores.
Na história dos debates, será o valor mais baixo pelo menos dos últimos seis anos, mas mesmo assim em linha com dois outros: em 2024, foram 2,791 milhões os que seguiram o duelo entre AD e PS – um confronto também ‘atropelado’ por um jogo de futebol entre o Moreirense e o Sporting, emitido à mesma hora na SportTV. E em 2019, no primeiro embate entre António Costa e Rui Rio (que levaria a uma vitória do PS, sem maioria absoluta), a audiência tinha sido quase igual à de ontem: 2,760 milhões.
Todos estes valores ficam bem abaixo dos registados em 2022 entre os líderes do PS e PSD, também opondo António Costa e Rui Rio, debate que foi acompanhado por 3,334 milhões.
Transmitido em simultâneo nos três canais de sinal aberto — RTP1, SIC e TVI —, assim como nos respectivos canais informativos, o debate político de 75 minutos desta quarta-feira acabou por ter como vencedora a SIC, que teve 834 mil espectadores, ao que se juntam os 93 mil que em média seguiram tudo pela SIC-Notícias. A TVI teve 751 mil espectadores, a RTP1 794 mil, enquanto a CNN fez 157 mil e a RTP3, também no cabo, mais 39 mil.