
No porto de Setúbal, ocorreu uma das maiores apreensões realizadas no país, a Polícia Judiciária apreendeu 8,13 toneladas de cocaína, que entraram em Portugal por via marítima , a carga encontrava-se encoberta em contentores de bananas oriundos da Colômbia.
De acordo com um comunicado emitido pela PJ, esta operação designada de “Bananero”, decorreu ao longo das últimas três semanas, até ao momento não há detenções a registar, contudo as investigações prosseguem em Portugal e nos países europeus, aos quais a droga estava destinada, com a colaboração da Interpol.
As autoridades avançam ainda que a droga “que chegou ao Porto de Setúbal dissimulada no interior de elevado número de paletes de caixas de bananas transportadas nos porões de três navios de uma linha comercial que todas as semanas efetua ligações entre portos colombianos e vários portos europeus, destinava-se a abastecer os circuitos ilícitos de consumo em vários países europeus”.
Na operação para além da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, com o apoio do Departamento de Investigação Criminal de Setúbal, também estiveram envolvidas a Autoridade Tributária e Aduaneira e a GNR.