Há 77 anos, a cidade Hiroshima, no Japão, sofreu aquele que viria a ser o primeiro ataque nuclear na história, com o lançamento da bomba atómica sobre a cidade.

Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos, utilizaram, pela primeira vez as bombas atómicas.

O ataque foi realizado por um avião militar B-29 chamado Enola Gay. A bomba tinha três metros de comprimento, 71 cm de largura e uma potência equivalente a 13 quilotoneladas de TNT.

Momentos depois, uma enorme nuvem de poeira cinza, castanha e negra atingiu o céu.

A bomba atómica em Hiroshima matou 140.000 pessoas entre agosto e o fim de 1945, o contacto com a radiação matou muito dos sobreviventes nos dias seguintes, e aqueles que sobreviveram, tiveram de viver com as doenças causadas pela radiação.

A tensão entre o Japão e os Estados Unidos surge durante a Segunda Guerra Mundial iniciou-se, após o ataque do Japão à base naval de Pearl Harbor, a 7 de dezembro de 1941.

Este ataque fez com que os Estados Unidos declarasse guerra ao Japão. O objetivo do Japão era a retirada dos americanos do continente asiático.

Após os ataques, Hiroshima e Nagasaki, a 9 de agosto de 1945 (com 74.000 mortos) o Japão acabou por render-se a 14 de agosto de 1945, colocando assim, fim à Segunda Guerra Mundial.