No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 08:13 e 21:00, a baixa-mar, às 01:45 e 14:29.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Sagitário, destacando-se o engenheiro francês Gustav Eiffel (1832), o químico francês HenriBecquerel (1852), o milionário J.Paul Getty (1892), o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer (1907), o artista plástico alemão Friedensreich Hundertwasser (1928) e o ator norte-americano Don Johnson (1949).Nesta data, em 1640, D. João IV era coroado Rei de Portugal. Em 1890, o exército norte-americano batia a tribo Sioux, massacrando grande parte dos seus membros e o seu chefe Touro Sentado (Sitting Bull). Em 1916, era fundada a Companhia Portuguesa Rádio Marconi, em Lisboa.

Em 1944, desaparecia o compositor e chefe de orquestra norte-americano Glenn Miller. Em 1965, as naves norte-americanas Gémeos-7 e Gémeos-8 efetuavam o primeiro encontro no espaço. Em 1966, morria Walt Disney. Em 1985, as eleições autárquicas portuguesas davam a vitória ao PSD.Em 1987, no Tribunal de Leiria, começava o julgamento do autor confesso de sete homicídios, na praia do Osso da Baleia. Em 1988, na Cimeira da ONU, em Genebra, sobre a Palestina, os EUA decidiam iniciar o diálogo com a OLP. Em 1989, o Prémio Pessoa era atribuído à pianista Maria João Pires. Em 1990, morria o escritor e dramaturgo suíço Friderich Durrenmatt, 70 anos.

Em 1992, José Mattoso apresentava a sua História de Portugal. Em 1994, começava, em Lisboa, o I Congresso da Lusofonia. Em 1995, morriam o ator Varela Silva, 66 anos, e o general Manuel Diogo Neto, 71 anos, ex-membro da Junta de Salvação Nacional. Ainda em 1995, Vasco Graça Moura recebia o Prémio Pessoa e a entrada em vigor da moeda europeia, Euro, ficava marcada para 1 de janeiro de 1999.Em 1996, Manuel Monteiro era reeleito presidente do CDS-PP no XV Congresso do partido. Em 2000, demitiam-se o ministro do Desporto Armando Vara e o secretário de Estado da Administração Interna, Luís Patrão. Na mesma data, o Prémio Pessoa era atribuído ao compositor português Emanuel Nunes e o presidente ucraniano Leonid Kutchma ordenava o fecho da central nuclear de Chernobyl.Em 2001, a torre de Pisa, em Itália, reabria ao público após 12 anos de obras de reforço da estrutura. Em 2002, era detido o presidente do Vitória de Guimarães, Pimenta Machado, por suspeita de peculato.

Em 2003, o Governo dos Açores dava "luz verde" ao grupo Sata para aprofundar a cooperação com as companhias aéreas TAP e Portugália. No mesmo dia, morria o filósofo Orlando Vitorino, 81 anos.

Em 2004, era firmado o Acordo aduaneiro entre a Turquia e a União Europeia. No mesmo dia, as adesões da Roménia e da Croácia à UE ficavam agendadas para 2007 e 2010, respetivamente.

Em 2005, Cavaco Silva formalizava a candidatura à Presidência da República. E morria Julian Mariás, 91 anos, escritor e filósofo espanhol, discípulo de José Ortega e Gasset, pai do escritor Javier Mariás.

Em 2006, entrava em vigor a nova Lei da Nacionalidade. O Japão aprovava a criação de um Ministério da Defesa, pela primeira vez desde que foi derrotado na Segunda Guerra Mundial. Onze países da região dos Grandes Lagos, entre os quais Angola, assinavam o Pacto sobre Segurança, Estabilidade e Desenvolvimento. Os alemães deportados da Silésia depois da II Guerra Mundial apresentavam uma queixa e um pedido de indemnização no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos contra a Polónia, que acusam de ter confiscado ilegalmente as suas antigas propriedades. O Prémio Pessoa 2006 era atribuído ao professor António Câmara, fundador da empresa de novas tecnologias YDreams. A artista plástica Maria João Banha conquistava o Prémio de Pintura Henrique Pousão, instituído pelo município de Vila Viçosa, enquanto a Fundação Calouste Gulbenkian era eleita personalidade portuguesa de 2006 pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal. O Prémio Literário Cidade de Almada 2006 era atribuído ao romance "Mataram o Chefe do Posto", de José António da Costa Neves, e a Fundação Calouste Gulbenkian criava o Prémio anual Vasco Vilalva, destinado a assinalar intervenções de valor cultural que estimulem a recuperação e preservação do património. O músico norte-americano B.B. King era condecorado pelo presidente norte-americano, George W. Bush, com a Medalha da Liberdade. O filme brasileiro "O céu de Suely", de Karim Anouz, e o argentino "El camino de San Diego", de Carlos Sorín, ganhavam os primeiros prémios "Coral" do XVIII Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano de Havana. Morria Clay Regazzoni, 67 anos, antigo piloto suíço de Fórmula 1.

Em 2007, após uma longa maratona noturna, a Conferência do Clima da ONU em Bali concluía, sob aplausos, as negociações sobre o futuro regime de luta contra as alterações climáticas, que deve ser aplicado em 2009. A professora francesa Solange Parvaux, pioneira na luta pelo ensino do português em França, morria em Paris, deixando vago um cargo "difícil de substituir", de acordo com o embaixador de Portugal naquele país.

Em 2008, o gestor de fundos e ex-presidente do Nasdaq, Bernard L. Madoff, 70 anos, era detido pelas autoridades federais norte-americanas com acusações de fraude que podem chegar a 50 mil milhões de dólares (cerca de 38 mil milhões de euros) e que afetam várias instituições financeiras, incluindo europeias. O tema "Sound of kuduro", dos portugueses Buraka Som Sistema, do álbum "Black Diamond", era considerado um dos melhores do ano pelo jornal britânico The Observer.

Em 2010, morria, aos 66 anos, o jornalista Carlos Pinto Coelho, após uma operação à artéria aorta no Hospital de Santa Marta. Na televisão, fica conhecido pelo programa cultural "Acontece", que apresenta durante quase 10 anos, tendo durante a sua carreira também assinado um programa de debate semanal na TSF, o "Direto ao Assunto".

Em 2011, morria, com 98 anos, Joe Simon, autor de banda desenhada norte-americano que, com Jack Kirky, criou o super-herói Capitão América.

Em 2013, Nelson Mandela era enterrado com honras militares, junto dos seus próximos na sua propriedade em Qunu, aldeia no sudeste da África do Sul, na qual passou a infância. Morria, com 96 anos, Joan Fontaine, atriz que foi a estrela de alguns clássicos de Alfred Hitchcock.

Lusa/Fim.