Palavras proferidas pelo ex-reitor da Universidade de Lisboa logo no início do discurso de apresentação da sua candidatura presidencial no Teatro da Trindade.

Numa crítica à linha de austeridade seguida nos últimos anos, Sampaio da Nóvoa questionou: "Que política é esta, sem uma única ideia de futuro para Portugal, que país é este que parece sem vontade, sem pensamento e sem rumo".

Sampaio da Nóvoa lamentou depois que, após os anos de crise, se anuncie "mais crise, uma crise crónica que priva os cidadãos do futuro, que os faz desconfiar das instituições e da capacidade do Estado democrático para defender o bem público e o interesse coletivo".

"Não podemos perder o país que conseguimos levantar nas últimas décadas, não podemos deixar que a crise se normalize, se eternize, e que deite por terra 41 anos de democracia, destruindo um a um os ideais de Abril", acrescentou.

"É em nome desse outro projeto, desse outro destino que venho aqui, hoje, declarar-vos solenemente, e declarar a todo o país que sou candidato a Presidente da República portuguesa", declarou.

PMF // ZO

Lusa/fim