A informação foi prestada hoje aos jornalistas, em Malanje, pelo Chefe de Estado Maior da FAN, tenente-general Adriano da Silva Neto, dando conta que a "tripulação fez o máximo que podia fazer".

Na origem do incidente, ocorrido ao final da tarde de sábado, terá estado uma falha técnica num dos dois motores da aeronave militar, no espaço aéreo da província de Malanje, no norte de Angola.

A aterragem de emergência aconteceu no aeroporto de Malanje, embora o tenente-general Adriano da Silva Neto admita que tenha sido realizada sem as condições adequadas, face à inexistência de iluminação noturna naquela pista.

A aeronave foi "totalmente destruída" pelo fogo que deflagrou no motor e seis pessoas ficaram feridas, sem gravidade, na "aflição" de abandonarem o local.

A aeronave regressava da província do Moxico, após as cerimónias da chegada do comboio ao Luau, no extremo leste do país, realizadas no sábado.

Em comunicado emitido hoje, o Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas anunciou a abertura de um inquérito ao incidente.

A 21 de janeiro, durante um espetáculo aéreo em Saurimo, no interior do país, registou-se a queda de um helicóptero Alouette III.

O incidente, também em investigação, resultou em ferimentos graves nos dois ocupantes, tendo ocorrido durante as comemorações dos 39 anos da FAN angolana.

PVJ// ATR

Lusa/Fim