O BES -- que recebeu os chamados ativos 'tóxicos' do antigo BES, alvo de uma medida de resolução em agosto de 2014 -- divulgou hoje à noite diversos documentos relativos às demonstrações financeiras de 2014, que foram aprovados em reunião do Conselho de Administração de 18 de dezembro deste ano.

Uma das informações que consta das contas, e que é sublinhado na certificação legal das contas e relatórios de auditoria da responsabilidade da auditora KPMG, é a existência de um "montante de 1.089.842 milhares de euros registados em provisões para fazer face às responsabilidades decorrentes dessas reclamações e/ou processos [de clientes e terceiros] que o Conselho de Administração entendeu poder quantificar".

O 'banco mau' BES -- que herdou os 'ativos tóxicos' do antigo BES - fechou o ano de 2014 com prejuízos de mais de 9 mil milhões de euros.

No relatório e contas de 2014, a entidade liderada por Luís Máximo dos Santos atribui a 'fatia de leão' (8.947 milhões de euros) desse valor ao período entre 01 de janeiro e 01 de agosto de 2014, quando o antigo BES ainda existia, sendo que os restantes 249 milhões são referentes ao período desde 04 de agosto até 31 de dezembro do ano passado.

IM// ATR

Lusa/fim