Equipas de salvamento prosseguem as buscas por passageiros encurralados no interior das carruagens dos dois comboios, que seguiam lotados em direções opostas quando descarrilaram à passagem por uma ponte afetada pelas inundações que assolam a Índia.

Várias centenas de pessoas foram resgatadas após os descarrilamento que ocorreram, com minutos de diferença, perto da cidade de Harda, no estado indiano de Madhya Pradesh, indicaram as autoridades.

"19 pessoas morreram", disse Bijendra Kumar, da rede ferroviária à cadeia televisiva NDTV, indicando que o número de vítimas mortais pode vir a subir, mas não muito.

Outras 25 pessoas ficaram feridas, segundo as autoridades indianas que confirmaram que as carruagens não caíram ao rio.

O.P. Singh, chefe da agência de prevenção de desastres do país, afirmou que foi destacada para o local uma equipa composta por aproximadamente de três dezenas de socorristas.

"As operações estão em pleno andamento. As coisas estão sob controlo e a maioria das pessoas foi resgatada", disse o porta-voz do Ministério dos Caminhos-de-ferro, Anil Saxena, à NDTV.

Segundo informações divulgadas anteriormente, um dos comboios procedente da capital financeira indiana de Bombaim, foi aparentemente atingido por uma súbita subida da água do rio Machak, o que causou o descarrilamento das últimas quatro ou cinco carruagens; sendo que o outro, que partiu de Bombaim com destino à cidade de Patna, no leste, também foi afetado pela água, tendo as primeiras duas a três carruagens saído da linha.

O comboio é ainda o principal meio de transporte utilizado para viagens de longa distância no país. Os caminhos-de-ferro da Índia - que tem uma das maiores redes do muno - contam, contudo, com fraco financiamento e são frequentemente palco de acidentes mortais.

Em 2012, um relatório elaborado pelo governo estimou em quase 15 mil o número de pessoas mortas anualmente em acidentes ferroviários na Índia, atribuindo o "massacre" principalmente às fracas condições de segurança.

O governo indiano prometeu um investimento de 137 mil milhões de dólares para modernizar a sua rede ferroviária para tornar mais segura, rápida e eficiente.

As chuvas de monção têm atingido violentamente a Índia nas últimas semanas, tendo causado pelo menos 180 mortos e um milhão de desalojados.

DM (CZP/APN) // DM.

Lusa/Fim