Tendo em conta que a alimentação detém um papel crucial no tratamento de doentes renais crónicos, com impacto direto na sua saúde e bem-estar gerais, a ANADIAL encontra-se a promover um livro com receitas de Páscoa, desde entradas, a pratos principais, até sobremesas.

Sofia Correia de Barros, presidente da ANADIAL, afirma que “a Páscoa é um momento de celebração, reunião familiar e partilha de refeições especiais, no entanto, para os doentes renais crónicos pode ser um desafio encontrar opções de pratos que sejam adequados às suas necessidades, mas também apetitosos”. “Esperamos que este livro sirva de inspiração para que os doentes possam desfrutar da Páscoa de uma forma nutritiva e saborosa, mas também que os ajude nas escolhas alimentares e na tomada de decisão de uma forma mais consciente, em todas as ocasiões”.

Segundo a associação, a alimentação de um doente renal crónico deve respeitar quantidades e qualidades específicas, sendo que as principais preocupações dizem respeito às quantidades de energia, proteína, potássio, fósforo, sódio e água recomendadas.

Uma mudança fundamental na alimentação de doentes renais em hemodiálise passa pela limitação da ingestão de líquidos. A ingestão de proteínas, deve ser individualizada e ajustada em todas as fases da doença renal crónica, o que ajudará a preservar a função renal e a reduzir a quantidade de substâncias indesejáveis no sangue.

A doença renal crónica caracteriza-se pela deterioração lenta e irreversível da função dos rins. Como consequência da perda desta função, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, resultando na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue. Os doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e historial familiar de doença renal podem estar em risco de desenvolver esta doença.

O livro “Receitas de Páscoa para Doentes Renais Crónicos” é da autoria de nutricionistas que exercem funções em clínicas privadas de diálise, associadas da ANADIAL, e será distribuído nas mesmas. Pode ainda ser consultado em www.anadial.pt ou www.rim.pt

CG/COMUNICADO

Notícia relacionada

75% das pessoas com doença renal diabética sentem-se preocupadas com o agravamento da sua condição