"A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) está seriamente empenhada na resolução do problema, para que este importante equipamento cultural volte a reabrir nas devidas condições", disse hoje à agência Lusa o diretor do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Joaquim Ruivo.

O responsável explicou que os problemas que "desde sempre" afetaram o Centro de Interpretação do Mosteiro "e que originaram o seu encerramento há cerca de um ano têm sobretudo origem nos automatismos que controlam os equipamentos multimédia".

"É uma questão tecnicamente complexa, que tem muito a ver com as condições ambientais do local, nomeadamente com o elevado teor de humidade relativa existente", esclareceu Joaquim Ruivo.

O diretor do monumento adiantou que a semana passada decorreu no mosteiro uma reunião técnica convocada pela DGPC, "com a presença do subdiretor-geral, de elementos da equipa projetista e de técnicos" desta entidade.

"Foram analisados em detalhe os problemas existentes, tendo-se concluído pela necessidade de simplificar todo o sistema de comando multimédia, bem como proceder às necessárias adaptações e ajustes tendo em conta as condições ambientais do espaço", afirmou Joaquim Ruivo.

Acrescentando estar "prevista no orçamento [da DGPC] de 2015 uma verba destinada à resolução dos problemas do Centro de Interpretação", o responsável revelou-se esperançado de que estes sejam superados ainda este ano, mas escusou-se a indicar uma data para a reabertura do espaço.

O Centro de Interpretação, integrado no circuito de visita do monumento, pretende proporcionar um novo olhar sobre o mosteiro, possibilitando aos visitantes uma melhor compreensão dos seus espaços, da sua evolução construtiva e da sua contextualização histórica e simbólica.

Uma das atrações do Centro de Interpretação é a projeção em 3D das fases da construção ao longo dos séculos.

O território e a paisagem envolvente, a Batalha de Aljubarrota e a doação do mosteiro aos frades dominicanos, a construção do mosteiro, a vida em convento e o restauro a partir de 1840 são os cinco temas do espaço.

O Centro de Interpretação ocupa todo o interior da antiga Adega dos Frades do Mosteiro de Santa Maria da Vitória que, em 1983, integrou a lista do Património da Humanidade da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, no distrito de Leiria, resultou do cumprimento de uma promessa feita pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória na Batalha de Aljubarrota, travada a 14 de agosto de 1385, que lhe assegurou o trono e garantiu a independência de Portugal, informa o sítio na Internet do monumento nacional.

O monumento da Batalha foi, entre os mosteiros nacionais sob tutela da DGPC, o segundo mais visitado em 2014, depois do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, tendo registado 300.565 entradas.

SR (JYMC) // SSS

Lusa/Fim