Um comunicado do Ministério da Educação de Moçambique, citado hoje pela Agência de Informação de Moçambique (AIM), refere que o valor, aprovado durante o Fórum Mundial de Educação, que teve lugar no sábado na Coreia do Sul, resulta de um programa para apoio ao ensino primário em países em desenvolvimento e prevê desembolsar 235 milhões de dólares (214 milhões de euros) para apoiar a educação no Nepal, Ruanda, Bangladesh e Moçambique.

"Esta não é uma tarefa fácil, pois há muitos desafios na educação em Moçambique. A nossa capacidade humana e financeira é limitada", disse o ministro da Educação, Jorge Ferrão, citado no comunicado, realçando o compromisso das autoridades moçambicanas em melhorar a eficácia e a qualidade do ensino no país.

Com a missão de prestar assistência técnica e financeira à educação em países em desenvolvimento, a PGE foi fundada em 2002 e integra 60 países.

No ano da sua fundação, a organização, da qual Moçambique faz parte desde 2003, definiu um orçamento de cerca quatro mil milhões de dólares (3,6 mil milhões de euros) para o cumprimento dos seus propósitos.

EYAC // JMR

Lusa/Fim