"O Observatório Eleitoral teve a oportunidade de encorajar o Presidente da República a prosseguir todos os esforços para a manutenção da paz em Moçambique. Felizmente, o chefe de Estado já deu passos nesse sentido", disse aos jornalistas, o porta-voz do OE, Eduardo Sitoe, após um encontro entre representantes da organização e o chefe de Estado moçambicano.

Sitoe congratulou-se com o facto de Filipe Nyusi ter-se encontrado por duas vezes com o líder da Renamo, (Resistência Nacional Moçambicana), principal partido de oposição, no início do mês passado, assinalando que os encontros permitiram o desanuviamento da tensão política no país.

"O encontro entre o Presidente da República e o líder da Renamo permitiu que os deputados da Renamo tomassem posse e a normalização da situação política no país", frisou o porta-voz do OE.

Por seu turno, o porta-voz do chefe de Estado moçambicano, António Gaspar, afirmou que Filipe Nyusi continuará empenhado na resolução dos problemas mais prementes com que o que país se confronta e a promoção da paz.

"O chefe de Estado disse aos representantes do OE que fará de tudo para a resolução dos problemas do povo e a manutenção da paz", afirmou Gaspar.

PMA // APN

Lusa/Fim