A entrega da ajuda alimentar decorreu num armazém localizado no bairro de Achada Grande Frente, na cidade de Praia, numa cerimónia em que participaram, além de representantes do Ministério das Relações Exteriores de Cabo Verde, a presidente da Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), Djamila Reis, bem como o conselheiro da embaixada do Japão para Cabo Verde, que está sedeada no Senegal.

No total foram entregues de 3.143 mil toneladas de arroz, num custo estimado de 230 milhões de ienes (1,72 milhões de euros).

Na ocasião, o conselheiro da embaixada do Japão em Cabo Verde, Shigeru Kondo, adiantou que a ajuda do Japão a Cabo Verde vai continuar e não se limita à ajuda alimentar.

"O Japão aprecia os valores democráticos de Cabo Verde, por ser um país com um modelo de estabilidade na sub-região e, sabendo que a segurança alimentar é uma condição importante para se alcançar o progresso, o nosso Governo doa regularmente ajuda alimentar para responder às necessidades essenciais da população", disse.

Por seu lado, o diretor nacional dos Assuntos Políticos, Manuel Ney Cardoso, lembrou que as relações entre Cabo Verde e o Japão remontam à data da independência nacional (1975) e sublinhou a importância da doação de arroz, considerando que reflete uma "sensibilidade muito especial" no combate a pobreza.

Apoios aos sectores da agricultura, pescas, telecomunicações, desporto, exploração e abastecimento de águas, saúde, formação de quadros, transportes e infraestruturas são outras áreas em que Cabo Verde tem beneficiado do apoio do Japão.

CFF // EL

Lusa/Fim