Anexa à escola, concluída em 2011, a residência, igualmente financiada pela Cooperação Luxemburguesa em cerca de 300 milhões de escudos (2,72 milhões de euros), conta com 62 quartos (150 camas), uma sala de estudo, enfermaria, sala de informática e campo de jogos, dentro de uma área de 5.040 metros quadrados.

Projetada pela empresa portuguesa Focus Group CV e edificada pela construtora cabo-verdiana Engeobra, a obra demorou mais de dois anos a construir e vai permitir dar continuidade ao programa de reestruturação da área formativa num setor, o turístico, que garante 30% do Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde.

Em declarações aos jornalistas, após a cerimónia, a ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos cabo-verdiana, Janira Hopffer Almada, destacou que a escola de turismo, aberta em 2011, já formou cerca de 1.600 jovens e garantiu uma taxa de empregabilidade de 73%.

"A edificação do campus da EHTCV simboliza a grande cooperação entre os dois países e vem consolidar a perspetiva nacional da escola. Poderemos receber alunos de todo o território nacional numa escola que é já um caso de sucesso, que tem muita credibilidade e uma taxa de empregabilidade de 73%", disse Janira Hopffer Almada.

Após o "corte da fita", pelo Grão-Duque Henrique e pelo presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, o ministro da Cooperação e Ação Humanitária luxemburguês, Romain Schneider, salientou que a formação é um dos principais eixos da cooperação do Grão-Ducado com o arquipélago.

"Tendo em conta que o turismo e a restauração representam 30% do PIB, a formação neste setor é um motor para a criação de emprego e consequente redução da pobreza", realçou Schneider, lembrando que o futuro da cooperação bilateral vai fortalecer as parcerias com o setor privado, no quadro económico-empresarial.

O Grão-Duque do Luxemburgo iniciou na terça-feira uma visita oficial de três dias a Cabo Verde, tendo terminado hoje a parte oficial na ilha de Santiago, de onde segue, ao início da tarde, para São Vicente, onde será recebido pelas autoridades locais antes de viajar, de barco, para a de Santo Antão.

Na também conhecida por "ilha das montanhas", onde o Luxemburgo deu início à cooperação com Cabo Verde, em 1983, os dois países vão assinar o IV Programa Indicativo de Cooperação (PIC) para 2016/20, no montante de 45 milhões de euros, menos 15 milhões do que o anterior (2011/15).

O acordo será assinado pelo ministro das Relações Exteriores cabo-verdiano, Jorge Tolentino, e por Romain Schneider, antecedido pela cerimónia de condecoração do Grão-Duque do Luxemburgo, a quem o chefe de Estado de Cabo Verde atribuiu a Medalha Amílcar Cabral, a mais alta distinção do Estado.

A visita oficial termina ao princípio da tarde de quinta-feira.

JSD // VM

Lusa/Fim